São Paulo - A Heineken International assinou nesta sexta-feira (26) um contrato para formar uma joint venture com a Asia Brewery Incorporated. Os termos financeiros da parceria não foram divulgados.
A fabricante de bebidas é uma gigante do setor nas Filipinas e pertence ao LT Group.
O negócio dará origem à AB Heineken Filipinas. Pelo acordo, a Heineken ficará responsável por tornar "mais premium" as marcas do portfólio da nova empresa.
As duas fábricas que a Asia Brewery tem nas Filipinas e em El Salvador serão aprimoradas para produzir marcas da Heineken.
Enquanto a adaptação não fica pronta, ela vai distribuir as cervejas Heineken e Tiger nas Filipinas.
Segundo comunicado, a joint venture adotará as políticas globais da Heineken em relação a fornecedores, abastecimento, gestão de água, cuidados com os funcionários, direitos humanos e consumo responsável do álcool.
"Essa parceria representa uma boa oportunidade de negócios para Heineken. Ela aumenta nossa exposição a um outro mercado em uma região com forte potencial de crescimento", disse em nota Frans Eusman, presidente da nova companhia formada.
A transação ainda depende de aprovações regulatórias. Os processos devem ser iniciados no quarto trimestre.
-
1. As mais vendidas
zoom_out_map
1/12 (Divulgação)
São Paulo - Um ranking do Euromonitor mostra quais são as marcas de
cerveja mais vendidas do mundo. Os números mostram aquelas com o maior market share global. Como as vendas são em números absolutos, o ranking é dominado por
marcas chinesas (já que contam com um mercado na casa do bilhão) nada famosas por aqui. Mesmo assim, há marcas mais conhecidas dos brasileiros, como Skol, Brahma e Heineken. Segundo a Business Insider, até 2020 o mercado de cervejas vai crescer ainda mais e gerar 688,4 bilhões de dólares.
Confira, nas imagens, as dez marcas mais vendidas.
-
2. 1. Snow
zoom_out_map
2/12 (Doug Kanter/Bloomberg)
País: China Market share: 5,4% É a cerveja mais popular do mundo (em vendas), mas vendida quase que apenas na China. É bem desconhecida fora do país. Desde 2005, cresceu 573% em vendas. Lager, com 4% de teor alcoólico, seus donos são um joint venture entre a SABMiller e a China Resources Enterprise.
-
3. 2. Tsingtao
zoom_out_map
3/12 (Rob Kim/Getty Images for NYCWFF)
País: China Market share: 2,8% Fundada por alemães em Hong Kong em 1916, a Tsingtao Brewery Co. produz a segunda maior cerveja do mundo. No país, é costume tomá-la em copos com gelo.
-
4. 3. Bud Light
zoom_out_map
4/12 (Reprodução)
País: EUA Market share: 2,5% A versão light da Budweiser é mais popular que a própria. Foi criada em 1982.
-
5. 4. Budweiser
zoom_out_map
5/12 (Getty Images)
País: EUA Market share: 2,3% A cerveja lager foi introduzida nos EUA nos anos 1800 pela Anheuser-Busch.
-
6. 5. Skol
zoom_out_map
6/12 (PEDRO RUBENS)
País: Reino Unido/Canadá/Suécia/Bélgica (originalmente) Market share: 2,1% Hoje fabricada pela AB InBev, a cerveja foi criada na Europa em 1959 e é do tipo pilsen.
-
7. 6. Yanjing
zoom_out_map
7/12 (Wikipedia)
País: China Market share: 1,9% Criada na China em 1980, é fabricada pela Beijing Yanjing Brewery Co.
-
8. 7. Heineken
zoom_out_map
8/12 (Divulgação)
País: Holanda Market share: 1,5% Fundada em 1864 por Gerard Heineken, na Holanda. É uma das lager premium do mercado, com 5% de teor alcoólico.
-
9. 8. Harbin
zoom_out_map
9/12 (Natalie Behring/Bloomberg News)
País: China Market share: 1,5% Segundo a marca, é a cervejaria mais antiga da China. Hoje é controlada pela Anheuser-Busch InBev. É uma lager de 4,8% de teor alcoólico.
-
10. 9. Brahma
zoom_out_map
10/12 (Reprodução)
País: Brasil Market share: 1,5% Criada em 1888 no Brasil, hoje é comandada pela Anheuser-Busch InBev. A lager tem 4,3% de teor alcoólico.
-
11. 10. Coors Light
zoom_out_map
11/12 (Chris Ratcliffe/Bloomberg)
País: Canadá Market share: 1,3% A versão light da marca é uma lager de 4% de teor alcoólico e foi criada em 1978. Além do Canadá, é bem popular nos EUA e no Reino Unido.
-
12. Agora confira as marcas mais autênticas
zoom_out_map
12/12 (Noel Hendrickson/Thinkstock)