Negócios

Hector Nuñez é o novo presidente do Wal-Mart

Ele entra no lugar de Vicente Trius, que assumirá operações da varejista na Ásia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 19h08.

O cubano Hector Nuñez assume hoje a presidência da varejista americana Wal-Mart no Brasil. Seu antecessor, o espanhol Vicente Trius, foi promovido pela matriz e será responsável pelas operações do Wal-Mart em toda a Ásia. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira aos funcionários da rede.

Nuñez foi contratado em meados de 2006 como vice-presidente de operações do Wal-Mart, mas desde então já se sabia que ele seria o sucessor de Trius (leia aqui   matéria em que EXAME dava a informação com exclusividade). A busca por um sucessor durou seis meses, foi coordenada pelo próprio Trius e monitorada pelos executivos da matriz, nos Estados Unidos.

Nascido em Cuba, Nuñez mudou-se com a família para os Estados Unidos nos anos que se seguiram à Revolução liderada por Fidel Castro. Formou-se em administração de empresas pela Universidade da Pensilvânia e foi trazido ao Brasil pela locadora de automóveis Hertz em 1993. Passou pela fabricante de sucos Del Valle e pela Coca-Cola. Na multinacional americana, foi responsável pela área de Novos Negócios, numa época em que a companhia apostava na diversificação. Sua experiência na indústria chamou atenção do Wal-Mart, que contratou diversos executivos de fornecedores nos últimos dois anos.

 A sucessão no Wal-Mart é uma vitória pessoal de Vicente Trius. Quando ele assumiu o comando da rede no Brasil, o Wal-Mart tinha desempenho incompatível com seu tamanho. Nos primeiros nove anos, construiu apenas 24 lojas. Em 2004, com a aquisição das 100 lojas do Bompreço, Trius começou mudar essa situação. No ano seguinte, o Wal-Mart comprou a operação brasileira dos portugueses do Sonae e se tornou uma ameaça real aos líderes Carrefour e Pão de Açúcar. Com a transformação, Trius se tornou uma estrela em ascensão no Wal-Mart, o que abriu espaço para sua promoção a responsável pela estratégica operação da rede na Ásia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Roraimense fatura R$ 70 mil ao ano com produtos artesanais da Amazônia

IA, longevidade e mais: Alice aponta as tendências no setor da saúde em 2025

Comércio eletrônico da China inova no festival de compras do Ano Novo Chinês

Pequenas e médias empresas crescem acima do PIB em 2024