Negócios

Hawker Beechcraft negocia venda a empresa chinesa por US$ 1,8 bi

Essa oferta da empresa pode estimular propostas maiores de outros interessados

Modelo da Hawker Beechcraft Aircraft: empresa pertence ao Goldman Sachs (Rafael Cusato)

Modelo da Hawker Beechcraft Aircraft: empresa pertence ao Goldman Sachs (Rafael Cusato)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2012 às 08h29.

Hong Kong/Pequim - A fabricante de aviões Hawker Beechcraft, pertencida ao Goldman Sachs e à Onex e que pediu proteção contra falência, disse estar em negociações exclusivas com uma empresa aeroespacial chinesa pouco conhecida sobre a venda da companhia por 1,79 bilhão de dólares, uma oferta que pode estimular propostas maiores de outros interessados.

A Superior Aviation Beijing é uma joint-venture entre a Beijing Superior Aviation Technology e a estatal Beijing E-Tong International Investment & Development, com 60 e 40 por cento de participação, respectivamente.

Um acordo bem sucedido pode ajudar o setor de aviação chinês, à medida que a companhia quer assegurar tecnologia de jatos executivos e ajudar a desenvolver o pequeno mas crescente mercado de aviação particular do país.

"Pode haver muitas oportunidades para nós se o governo abrir o setor de jatos executivos", declarou o porta-voz da Superior, Qian Chunyuan, detalhando que o negócio pode ser financiado com empréstimos bancários e o próprio caixa da companhia.

Se o negócio for adiante, a prioridade da Superior é manter as fábricas da Beechcraft no exterior em vez de transferí-las para a China, disse ele. A fabricante chinesa de motores e peças para aeronaves ofereceu-se para financiar as operações de jatos da Hawker Beechcraft pelas próximas seis semanas.

A Hawker Beechcraft, cujo período de exclusividade com a Superior é de 45 dias, disse em comunicado em seu site que a unidade de defesa continuará separada.

Se concretizada, a oferta da Superior pela fabricante norte-americana de jatos executivos estará sujeita a um processo de leilão supervisionado pela corte de falências.

Outras fabricantes, como Embraer e Textron, poderão fazer propostas pela Hawker quando o processo de leilão começar, disseram fontes do setor bancário.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoFusões e AquisiçõesNegociaçõesSetor de transporteVendas

Mais de Negócios

No Grupo Pão de Açúcar, cliente fiel sai na frente na corrida por ofertas (online) da Black Friday

Funcionários da PepsiCo Brasil fazem greve por fim da escala 6x1

Na Black Friday da Casas Bahia, celulares lideram buscas — e tem até por R$ 269

Como a Avell deu a volta por cima e teve o 'melhor ano de sua história'