Negócios

Grupo colombiano vence leilão de privatização da CTEEP

Controle da companhia foi vendido por 1,193 bilhão de reais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2011 às 17h51.

A Interconexión Eléctrica S/A foi a vencedora do leilão de privatização da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), realizado nesta quarta-feira (28/6) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A companhia colombiana arrematou os 31,342 bilhões de ações ordinárias colocados à venda com um lance de 1,193 bilhão de reais.

O lote negociado representa 50,1% das ações ordinárias (que dão direito a voto) da companhia, antes detidas pelo governo do Estado de São Paulo. A oferta vencedora propôs um ágio de 57,89% sobre o preço mínimo do leilão, 775 milhões de reais. Apesar de seis grupos terem mostrado interesse na compra da CTEEP, apenas um disputou o lote de ações com a Interconexión Eléctrica: a Terna Participações, que ofereceu um lance de 1,055 bilhão de reais.

Surgida da cisão da Companhia Energética de São Paulo (CESP), a CTEEP começou a operar em 1999. Em 2001, incorporou a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE). Com a venda das ações da companhia, o governo de São Paulo pretende usar o dinheiro arrecadado para capitalizar a CESP, que permanece sob controle estatal.

No primeiro trimestre de 2006, a CTEEP registrou lucro de 82,818 milhões de reais, levemente inferior ao registrado no mesmo período de 2005, 83,078 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:CTEEPEmpresasEmpresas abertasEnergiaEnergia elétricaFusões e AquisiçõesServiços

Mais de Negócios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira