Negócios

Grupo Abril tem novo presidente executivo

O executivo Walter Longo será o novo presidente do Grupo Abril e terá sob sua responsabilidade as operações de mídia, gráfica e distribuição de publicações

Walter Longo: o executivo assume a presidência da Abril em 1º de março (Divulgação)

Walter Longo: o executivo assume a presidência da Abril em 1º de março (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 10h32.

Última atualização em 21 de junho de 2017 às 15h28.

São Paulo — O executivo Walter Longo será o novo presidente do Grupo Abril e terá sob sua responsabilidade as operações de Mídia, Gráfica e Distribuição. Ele assume o cargo no dia 1° de março.

Essa e outras mudanças no comando da empresa foram anunciadas hoje por Giancarlo Civita, presidente da Abrilpar, holding da família Civita que controla os negócios do Grupo Abril, e Victor Civita Neto, presidente do Conselho Editorial da Abril.

Walter Longo é publicitário e administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia. Até então, ele atuava como mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young&Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras.

Longo também já foi diretor regional para a América Latina do Grupo Young&Rubicam e presidente, no Brasil, da Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA e do Grupo Newcomm Bates.

Eleito quatro vezes o melhor profissional do Ano do Prêmio Caboré nas categorias de Planejamento e Atendimento, e Profissional de Veículo de Comunicação, foi também premiado com o título de Personalidade do Marketing Direto pela Abemd, entidade líder no setor. Em 2015 passou a fazer parte do Hall of Fame do Marketing no Brasil.

Com a chegada de Longo, Giancarlo Civita deixa a presidência do Grupo Abril, posição que acumulou por um ano, para dedicar-se exclusivamente à presidência da holding Abrilpar.

Alexandre Caldini, que assumiu a presidência da Editora Abril em julho de 2014, passará a se reportar a Walter Longo, assim como Cláudio Prado, que em novembro passado assumiu a presidência executiva da DGB, holding de distribuição e logística do Grupo Abril. Eduardo Costa, na direção da Abril Gráfica, também se reportará a Longo.

De acordo com Giancarlo Civita, Longo será fundamental no desenvolvimento dos novos projetos do Grupo. “Estamos celebrando a chegada de um profissional que é um profundo conhecedor do nosso mercado, da gestão ao conteúdo, publicidade, assinaturas e distribuição. Walter chega com a missão de maximizar todas as forças que integram a Abril, no momento em que a empresa está pronta para voltar a crescer”, afirma.

Direção editorial

Na direção editorial da Abril também acontecem mudanças. Victor Civita Neto anuncia a jornalista Alecsandra Zapparoli como nova diretora editorial da Abril. Reportam-se a Zapparoli, André Petry (Veja), André Lahoz (EXAME), Paula Mageste (Femininas), Edward Pimenta (Estúdio ABC) e Sergio Gwercman (Estilo de Vida, em substituição a Zapparoli).

Na nova posição, Zapparoli se reporta diretamente a Walter Longo. Com a mudança, Victor Civita Neto mantém sua atuação na presidência do Conselho Editorial da Abril.

A linha editorial da Abril continua ligada ao Conselho Editorial, formado por Victor Civita Neto (presidente), Thomaz Souto Corrêa (vice-presidente), Eurípedes Alcântara, Giancarlo Civita e José Roberto Guzzo. A partir de agora, Alecsandra Zapparoli, além de ter uma linha direta com o Conselho Editorial, passa a integrá-lo.

Zapparoli trabalhou nos jornais DCI, O Estado de São Paulo e nas revistas Contigo!, Quem (Editora Globo), extinta Tudo e Veja São Paulo. Nesta última começou como repórter até chegar a diretora de redação, em 2008.

Em Veja São Paulo liderou, com excelentes resultados, a integração de impresso e digital. Atualmente ocupava o cargo de diretora editorial de Estilo de Vida, que engloba marcas como Quatro Rodas, Superinteressante, Guia do Estudante, Viagem e Turismo, Saúde e VIP, entre outras.

Veja

Veja terá um novo diretor de redação, o jornalista André Petry. Com mais de 20 anos de atuação na própria revista, onde foi editor de política, chefe da sucursal de Brasília, colunista e correspondente internacional em Nova York, ele atualmente ocupava o cargo de editor especial. Petry substitui Eurípedes Alcântara, que, depois de quase 35 anos na revista – 12 dos quais como diretor de redação – continuará no Conselho Editorial da Abril.

“Durante todos esses anos à frente de Veja, Eurípedes foi incansável na luta por um jornalismo independente, relevante e compromissado, sempre, com o leitor e com a verdade. Sob seu comando, Veja se manteve como a maior e mais influente revista do Brasil. Por isso lhe somos muito gratos e estamos felizes em continuar contando com Eurípedes”, afirma Giancarlo Civita.

“Estamos felizes também em comunicar que Alecsandra Zapparoli e André Petry aceitaram nosso convite para assumir a direção editorial da Abril e a direção da redação de Veja, respectivamente”, ressalta Giancarlo. “A eles todo nosso apoio e a certeza de que, com a Zapparoli e o Petry, a Abril seguirá contribuindo com a nossa missão de levar informação e cultura para um número cada vez maior de brasileiros”, completa Victor Civita Neto.

Os anúncios dos novos nomes em posições estratégicas se somam ao movimento feito pela empresa, em dezembro de 2015. Na ocasião, a Abril anunciou um aporte de capital feito pela Família Civita. O Grupo também fechou na época um acordo para reperfilamento de sua dívida de curto e médio prazos. A operação permitiu uma redução efetiva do endividamento e equilíbrio em suas finanças, deixando a empresa fortalecida para 2016.

Acompanhe tudo sobre:AbrilEmpresasMídiaRevista VEJARevistasServiçosWalter Longo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades