Negócios

Grupo Abril comunica aumento de capital de R$ 150 milhões

A liderança da empresa atrai investidores; acordo é resultado do esforço da Abril para reestruturar seu capital

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 12h31.

O Grupo Abril, que edita a revista EXAME, anunciou a entrada de um novo sócio na empresa: os fundos de investimento em empresas de capital privado (private equity) da Capital International, Inc. A negociação permitiu um aumento de capital de 150 milhões de reais. Os novos recursos possibilitam o fortalecimento econômico e financeiro do grupo. Serão utilizados para recompor o capital de giro e no abatimento da dívida, além de deixar a empresa preparada para eventuais novos investimentos. O negócio corresponde a 13,8% do capital da Abril.

A família Civita permanece no comando do grupo, com total controle do seu conteúdo editorial. O acordo é o primeiro realizado por um grande grupo de comunicação do país após a mudança constitucional que permitiu a entrada de investidores estrangeiros com até 30% do capital nas empresas do setor. A transação representa o primeiro passo da Abril para uma futura abertura de capital.

"O acordo é histórico. A entrada desse recurso se soma a todo o esforço que temos feito para equacionar a nossa dívida nos últimos anos. Também nos dá mais condições de continuar crescendo e produzindo os melhores conteúdos de informação, cultura, educação, entretenimento e contribuir cada vez mais com o futuro de nosso país," afirma Roberto Civita, presidente e editor do Grupo Abril. "Somos os primeiros a utilizar uma lei que tem como objetivo não apenas a manutenção da independência dos meios de comunicação do Brasil, mas também a construção de uma indústria editorial forte, com empresas sólidas, verdadeiramente comprometidas com a consolidação da democracia e da livre iniciativa no país", completa Civita.

Para Maurizio Mauro, presidente executivo, o modelo de governança corporativa implantado há dois anos tornou a Abril uma empresa ainda mais atrativa para os investidores. "Graças a isto e aos extraordinários ganhos de produtividade neste período, agora estamos colhendo os resultados. O crescimento registrado nos últimos anos posicionou o grupo em níveis internacionais de rentabilidade", afirma.


As negociações entre os grupos começaram há um ano. O trabalho de reestruturação implementado em 2002, a liderança e o potencial da Abril foram fatores fundamentais para o fechamento do acordo. Desde então, o grupo passou a acumular resultados positivos. Em 2003, o Ebitda (Lajida lucros antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 343,3 milhões de reais, um aumento de 43,7% em relação aos 238,9 milhões de 2002. Os resultados dizem respeito à holding Abril S.A., constituída em 2001, que controla as participações societárias do Grupo Abril. Fazem parte da holding a Editora Abril S.A (que inclui a sua gráfica) e subsidiárias (Dinap S.A. e Datalistas S.A.), as editoras Ática e Scipione, a Abril Marcas Ltda., a Abril Comunicações e subsidiárias (TVA), a MTV Brasil Ltda. e a Usina do Som Brasil Ltda..

Os fundos da Capital terão assento no Conselho de Administração da Abril, do qual já fazem parte Roberto Civita, Maurizio Mauro, Thomaz Souto Corrêa, José Augusto Moreira e Giancarlo Civita, além de três membros independentes admitidos em janeiro de 2004: o presidente do ABN Amro, Fábio Barbosa, o co-presidente da Ambev, Marcel Telles, e o economista Cláudio Haddad, presidente do IBMEC Educacional.

Sobre o Grupo Abril

O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina, fornecendo informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atuando de forma integrada em várias mídias. Baseada nos princípios de integridade, qualidade, liderança e inovação, a empresa foi fundada em 1950. Emprega hoje cerca de 6 000 pessoas e atua nas áreas de revistas, livros didáticos, conteúdo e serviços online, internet em banda larga, música, TV segmentada e por assinatura e database marketing. A holding Abril S.A. é formada pelas seguintes empresas: Editora Abril S.A. (incluindo a sua gráfica) e subsidiárias (Dinap S.A. e Datalistas S.A.), editoras Ática e Scipione, Abril Marcas Ltda., Abril Comunicações e subsidiárias (TVA), MTV Brasil Ltda. e Usina do Som Brasil Ltda..

Sobre o Capital Group

A Capital International é um dos maiores administradores de fundos (investment management company) do The Capital Group Companies. O grupo foi fundado na Califórnia em 1931 pelo americano Jonathan Bell Lovelace (1895-1979). Os fundos de private equity da Capital International fizeram mais de 50 investimentos desde 1992 em 22 setores distintos de 15 países, num total de 760 milhões de dólares. Juntamente com suas coligadas especializadas em administração de recursos institucionais, a Capital International, Inc. administrava ativos de 294 bilhões de dólares em 31 de março de 2004.

Acompanhe tudo sobre:AbrilEmpresasMídiaPrivate equityServiços

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades