Negócios

Grevistas pedem mediação federal para falar com Embraer

Segundo o sindicato, uma carta foi enviada aos ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da Defesa, Celso Amorim


	Embraer: cerca de 10 mil trabalhadores da Embraer seguem em greve por tempo indeterminado
 (Matthew Lloyd/Bloomberg)

Embraer: cerca de 10 mil trabalhadores da Embraer seguem em greve por tempo indeterminado (Matthew Lloyd/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 12h27.

Ribeirão Preto - O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região pediu a participação do governo federal nas negociações salariais entre a Embraer e os trabalhadores da companhia, em greve desde quarta-feira, 5.

Segundo o sindicato, uma carta foi enviada aos ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da Defesa, Celso Amorim, solicitando audiência para discutir o assunto.

Cerca de 10 mil trabalhadores da Embraer seguem em greve por tempo indeterminado, por 10% de reajuste salarial, ante proposta de 7,4% de aumento da companhia.

Os sindicalistas informaram que o pedido feito aos ministros para que intercedam nas negociações ocorre porque o governo federal é um dos grandes clientes da Embraer e ainda beneficia a empresa com isenção de impostos.

Na compra do KC-390, novo avião cargueiro militar da Embraer, o governo federal vai desembolsar R$ 7,2 bilhões. Outros US$ 5,4 bilhões serão investidos no desenvolvimento dos caças suecos Gripen, em parceria com a Embraer.

"O governo federal não pode admitir que uma empresa da importância da Embraer continue agindo dessa forma, ficando, inclusive, ameaçada de não ter um acordo coletivo de trabalho. Este não é um assunto meramente sindical, pois a Embraer recebe todo tipo de benefícios do governo e tem de assumir suas responsabilidades sociais", informou o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.

Acompanhe tudo sobre:EmbraerEmpresasEmpresas abertasempresas-de-tecnologiaGovernoGrevesSetor de transporte

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem