A ativista Greta Thunberg: nesta sexta, 5, é esperado um protesto da ativista Greta Thunberg, na ação chamada de Fridays For Future (Sexta-feiras pelo futuro, em tradução livre) (Johanna Geron/Getty Images)
Marina Filippe
Publicado em 5 de novembro de 2021 às 06h00.
Última atualização em 5 de novembro de 2021 às 12h28.
A sexta-feira, 5 de novembro, deve ser marcada pela presença de jovens do mundo todo na Conferência das Partes, a COP26. Somente da organização de ativistas pelo clima com idade entre 15 e 19 anos, o Engajamundo, são 31 brasileiros. Além disso, há participantes de outras entidades como a Perifa Sustentável e o movimento indígena.
Conheça o mais completo curso de formação executiva sobre ESG no Brasil.
Neste dia também é esperado um protesto da ativista Greta Thunberg, na ação chamada de Fridays For Future (Sexta-feiras pelo futuro, em tradução livre). Neste momento, assim como em outras COPs, a ativista deve pedir por mais ação e resultado por parte dos governos.
Assim, os jovens buscam estar bastante envolvidos nas discussões de clima, uma vez que serão eles o que mais verão as mudanças no planeta caso não sejam fechados acordos para frear o aquecimento global em 1,5 grau celsius, como é esperado até o fim desta conferência.
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) é um tratado internacional com o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.
Uma das principais tarefas da COP é revisar as comunicações nacionais e os inventários de emissões apresentados por todos os países membros e, com base nessas informações, avaliar os progressos feitos e as medidas a serem tomadas.
Para além disto, líderes empresariais, sociedade civil e mais, se unem para discutir suas participações no tema. Neste cenário, a EXAME atua como parceira oficial da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas.
Leia a cobertura completa da EXAME sobre a COP26