Sede do National Bank, no centro de Atenas: Eurobank registrou em dezembro uma perda líquida de 1,095 bilhão de euros nos primeiros nove meses de 2012 (AFP/ Aris Messinis)
Da Redação
Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 18h19.
Atenas - O banco grego National Bank (NBG) disse nesta segunda-feira que concluiu a oferta de compra do rival Eurobank, para criar o "maior grupo bancário do país".
Mais de 64 mil acionistas do Eurobank concordaram em trocar suas ações, permitindo o NBG reunir 84% das ações do banco menor, disse o NBG.
"O National Bank e o Eurobank estão unindo suas forças para criar o maior grupo bancário do país, que estará apto para enfrentar com sucesso os desafios ao sistema monetário e de crédito da Grécia", disse o chefe de operações do NBG, Alexandros Tourkolias, em um comunicado.
A comissão de mercado de capitais da Grécia aprovou a fusão no dia 10 de janeiro e as ações do novo grupo devem começar a ser negociadas no dia 27 de fevereiro, informou o NBG.
O Eurobank registrou em dezembro uma perda líquida de 1,095 bilhão de euros nos primeiros nove meses de 2012, depois de ter perdas de seis bilhões de euros por sua participação no resgate soberano grego.
O NBG teve uma perda líquida de 2,45 bilhões de euros no mesmo período.