EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2012 às 12h48.
São Paulo - A GP Investments fechou acordo com a holding do setor de infra-estrutura Invepar (Investimentos e Participações em Infra-estrutura S/A) para a aquisição de um terço do capital votante total da empresa. A compra será feita por meio do fundo private equity (GPCP III).
O acordo, assinado em 19 de julho, está sujeito a condições, segundo informou a GP Investments. A principal é a conversão de todas as ações da Invepar em ordinárias. O capital total da empresa ficará dividido entre o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), a construtora OAS, ambos acionistas da empresa, e a GP. O preço a ser pago por 33,3% das ações da Invepar será de 212 milhões de reais (97 milhões de dólares), o equivalente a cerca de seis vezes o Ebitda da empresa.
Em comunicado, a GP Investiments informa a decisão de entrar num "novo e atraente mercado de concessões de rodoviárias pedagiadas". Segundo o grupo, a aquisição vai fortalecer a capacidade da Invepar de participar de outros investimentos por meio de aquisições e novas concessões. "Isso é especialmente relevante devido à expectativa da realização de novas licitações por parte dos Governos Federal, Estadual e Municipal", diz a GP.
Criada em março de 2000, a Invepar detém a concessão de duas rodovias pedagiadas no Brasil. Uma delas é a Linha Amarela (Lamsa), que cruza a cidade do Rio de Janeiro, da qual possui 100%. A empresa também possui a concessão de 91,5% da Concessionária Litoral Norte (CLN), localizada na costa da Bahia. Em 2005, a Invepar apresentou receita líquida de 50,6 milhões de dólares, com Ebitda de 60,8% e lucro líquido de 17,8 milhões de dólares.
A GP Investments atua no mercado de private equity no Brasil. Desde a criação em 1993, captou cerca de 1,5 bilhão de investidores brasileiros e internacionais e adquiriu 35 companhias em nove setores. Em maio de 2006, a GP Investments concluiu a abertura de capital na bolsa de valores.