Negócios

Governo busca substituto para Bertin em Belo Monte

O critério de escolha do novo sócio da usina será o maior preço

Até a empresa de Eike Batista, EBX, estava entre as opções citadas pelo ministro Edison Lobão (Fabio Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Até a empresa de Eike Batista, EBX, estava entre as opções citadas pelo ministro Edison Lobão (Fabio Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2011 às 10h18.

Brasília - O governo procurou pelo menos dez empresas para ocupar o lugar da Gaia, braço de energia do Grupo Bertin, que deixou o consórcio que construirá a Usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Segundo revelou uma fonte, a Eletrobras e a Eletronorte fizeram reuniões com cada uma das seguintes empresas: Alcoa, Arcelor Mital, Camargo Corrêa Cimentos, CSN, Gerdau, Votorantim Energia, Vale, Thyssen Krupp CSA Siderúrgica do Atlântico e MPX. Nesses encontros, que ocorreram separadamente, as estatais apresentaram as condições para que essas empresas entrassem como investidores no consórcio.

As reuniões foram conduzidas por Adhemar Palocci, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte, e por Valter Cardeal, diretor de Engenharia da Eletrobras, que estão "capitaneando" as empresas, por determinação do governo. O critério de escolha do novo sócio da usina será o maior preço.

Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo não estava tendo dificuldade para encontrar um novo sócio para Belo Monte, que havia "muitas alternativas" e o assunto seria resolvido "dentro de pouco tempo".

Na ocasião, Lobão afirmou que Vale, Alcoa, EBX ou até mesmo construtoras, como a Odebrecht e a Camargo Corrêa, que não participam da Norte Energia, mas integram o consórcio de dez construtoras responsável pelas obras da usina, poderiam assumir a participação da Gaia Energia na sociedade que vai administrar a usina.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresas brasileirasEnergia elétricaEmpresáriosCamargo CorrêaEike BatistaOSXMMXNovonor (ex-Odebrecht)Belo MonteUsinasEBXConstrução civil

Mais de Negócios

SC ultrapassa RS em faturamento de empresas de tecnologia, diz pesquisa lançada no Startup Summit

Quais são os maiores supermercados de Santa Catarina? Veja ranking e faturamento

MrBeast conquistou a atenção do mundo na internet. O próximo desafio? Se tornar lucrativo

Maldição? Labubu movimenta mercado bilionário, mas pode ter mesmo fim de febre dos anos 90