Negócios

Governo britânico ameaça cortar investimentos da BBC

Imposto para financiar a emissora pode ser reduzido em 2012

BBC obtém a maior parte de suas rendas do imposto dos telespectadores, cerca de 4,7 bilhões de dólares

BBC obtém a maior parte de suas rendas do imposto dos telespectadores, cerca de 4,7 bilhões de dólares

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 15h33.

Londres - O imposto pago pelos telespectadores britânicos para financiar a BBC poderá ser reduzido drasticamente em 2012, advertiu neste sábado o ministro britânico da Cultura, Jeremy Hunt, em entrevista ao Daily Telegraph.

Em um contexto de cortes generalizados dos orçamentos públicos, a "BBC terá que tomar decisões difíceis depois de anos de gastos extraordinários e inadmissíveis", declarou o ministro.

A redução do imposto - fixado em 2010 em 145,50 libras (222 dólares, 172 euros) por contribuinte - é perfeitamente possível dentro das negociações entre o governo e o primeiro grupo audiovisual do mundo que acontecerão no próximo ano, acrescentou o ministro.

A British Broadcasting Corporation obtém a maior parte de suas rendas do imposto dos telespectadores, cerca de 4,7 bilhões de dólares, que despertam a inveja de seus concorrentes privados, ainda mais quando o mercado publicitário sofre com os efeitos da crise econômica.

A BBC tem sido muito criticada nos últimos meses por seus gastos, seus apresentadores milionários e seus dirigentes remunerados muito generosamente.

Antes das legislativas de maio e ante as ameaças tanto dos trabalhistas como dos conservadores, a BBC anunciou várias medidas de poupança, como redução em 25% da massa salarial da direção geral, a supressão de 20% de seus 24.000 empregos e de 10% dos programas num prazo de oito anos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPaíses ricosEuropaReino UnidoBBCTVInvestimentos de empresasTelevisão

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner