Negócios

Google provocou redução na receita, diz executiva da Oracle

Clientes mais antigos reduziram dramaticamente o pagamento de licenciamento por uso de produtos da Oracle após o Google roubar seu software, diz copresidente


	Logo da Oracle: Oracle comprou a Sun em 2010 e processou o Google após as negociações sobre uso do Java terem falhado
 (Stephen Lam/Reuters)

Logo da Oracle: Oracle comprou a Sun em 2010 e processou o Google após as negociações sobre uso do Java terem falhado (Stephen Lam/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2016 às 17h28.

San Francisco - Clientes mais antigos reduziram dramaticamente o pagamento de licenciamento por uso de produtos da Oracle após o Google roubar seu software para entrar no mercado de smartphones, disse a copresidente-executiva Safra Catz a jurados nesta terça-feira.

Em julgamento no tribunal federal de San Francisco, a Oracle alegou que o sistema operacional para smartphones Android violou direitos autorais em partes da plataforma de desenvolvimento Java.

O Google, unidade da Alphabet, disse que pode usar o Java sem pagar taxa sob a lei de direitos autorais. A Oracle comprou a Sun em 2010 e processou o Google após as negociações sobre uso do Java terem falhado.

O júri chegou a um impasse em 2012. Se o atual júri decidir contra o Google, isso pode levar a um pedido de 9 bilhões de dólares em indenizações.

No tribunal nesta terça-feira, Catz disse que a decisão do Google de distribuir o Android gratuitamente para fabricantes como a Samsung reduziu a tradicional receita de licenciamento que as fabricantes pagavam pelo Java. "Isso teve um impacto muito negativo", disse Catz.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleSmartphonesIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoOracle

Mais de Negócios

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC

Disparada das ações da Oracle coloca dois ex-executivos na lista de bilionários