Negócios

Google paga US$ 12,9 bi por Motorola Mobility

A operação permite ao Google controlar a fabricação de aparelhos que utilizam o sistema operacional Android e obter mais de 17 mil patentes

Celular Motorola com logo do Google (Reuters)

Celular Motorola com logo do Google (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2012 às 21h41.

Nova York - O Google revelou nesta terça-feira que pagou 12,9 bilhões de dólares pelo fabricante americano de telefones celulares Motorola Mobility, cuja aquisição foi anunciada em agosto passado.

A operação permite ao Google controlar a fabricação de aparelhos que utilizam o sistema operacional Android e obter mais de 17 mil patentes.

Trata-se da aquisição mais importante já realizada pelo Google e o valor de 12,9 bilhões de dólares supera os 12,5 bi anunciados em agosto.

"Esta aquisição permitirá ao Google expandir o sistema operacional de celulares Android e fortalecer a competitividade no setor da informática móvel", explicou o grupo californiano em um comunicado.

A Motorola registrou suas primeiras patentes de telefonia celular nos anos 70 e durante muito tempo foi líder do mercado, até a chegada dos smartphones, que quase levaram a empresa à falência. A partir de 2008, voltou a ganhar força com o sistema operacional Android.

O diretor-executivo do Google, Larry Page, disse que a Motorola poderá produzir "a próxima geração de dispositivos móveis, que melhorarão a vida no futuro".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoFusões e AquisiçõesMotorola

Mais de Negócios

A nova meta da Abstartups: o Brasil ter 100 mil startups em 10 anos

Os 10 bilionários mais ricos do mundo em setembro de 2025, segundo a Forbes

22 anos de “I’m Lovin’ It”: como três palavras salvaram o McDonald’s da irrelevância

Caravana Sebrae Delas destaca desafios e conquistas do empreendedorismo feminino na Paraíba