Negócios

Google enfrenta nova investigação de agência nos EUA

A Comissão Federal de Comércio dos EUA abriu investigação para saber se o Google usa seu sistema operacional Android para dominar competidores


	Google: a plataforma móvel Android é um elemento-chave na estratégia do Google para reter receita de anúncios online
 (Reprodução)

Google: a plataforma móvel Android é um elemento-chave na estratégia do Google para reter receita de anúncios online (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2015 às 22h29.

Washington - A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) abriu uma investigação preliminar para saber se o Google usa seu sistema operacional Android para dominar competidores conforme mais consumidores utilizam aparelhos móveis, disseram duas fontes próximas ao tema nesta sexta-feira.

A plataforma móvel Android é um elemento-chave na estratégia do Google para reter receita de anúncios online, conforme as pessoas migram das buscas em navegadores na Web para aplicativos de smartphones.

A FTC havia investigado previamente o Google por supostamente infringir a lei antitruste em um caso separado, mas tal investigação terminou em acordo.

A FTC e o Departamento de Justiça decidiram que a primeira assumiria o caso, disse uma fonte. A investigação ainda está em estágios iniciais, de acordo com fontes. Tanto o Google como a FTC não quiseram comentar a informação.

Em uma mensagem divulgada em um blog em abril, um alto executivo do Google defendeu a maneira como a companhia administra o Android, dizendo que outras empresas podem utilizá-lo sem o Google, mas que trabalhar com o Google beneficia consumidores ao dar a eles uma experiência melhor com os telefones.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGooglePaíses ricosEstados Unidos (EUA)Tecnologia da informação

Mais de Negócios

Quais são as 10 maiores empresas do Paraná? Veja quanto elas faturam

Quais são os maiores negócios do Rio Grande do Sul? Veja quanto eles faturam

Bilionário 'em dificuldades' tem indenização de US$ 400 milhões por obras de arte danificadas negada

Quais são as maiores empresas de São Paulo? Veja ranking