Negócios

Google enfrenta multa recorde de 3 bilhões de euros

Segundo o Sunday Telegraph, União Europeia acusa o Google de promover seu próprio serviço de vendas nas buscas da Internet em detrimento dos serviços rivais


	União Europeia acusa o Google de promover seu próprio serviço de vendas nas buscas da Internet em detrimento dos serviços rivais
 (Francois Lenoir/Reuters)

União Europeia acusa o Google de promover seu próprio serviço de vendas nas buscas da Internet em detrimento dos serviços rivais (Francois Lenoir/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2016 às 13h41.

Londres - O Google enfrentará uma multa antitruste recorde de cerca de 3 bilhões de euros (ou 3,4 bilhões de dólares) da Comissão Europeia nas próximas semanas, segundo jornal britânico Sunday Telegraph. A União Europeia acusa o Google de promover seu próprio serviço de vendas nas buscas da Internet em detrimento dos serviços rivais, em um caso que se arrasta desde o final de 2010.

Diversas pessoas familiares à questão disseram à Reuters no mês passado que acreditavam que após três tentativas fracassadas de um acordo nos últimos seis anos, o Google desistiu de chegar a um acordo em relação às alegações, a não ser que o órgão de defesa da concorrência da União Europeia mude de postura.

O jornal The Telegraph citou fontes próximas ao caso dizendo que autoridades pretendem anunciar a multa ainda no próximo mês, mas que a proposta ainda não foi finalizada.

O Google também será impedido de continuar manipulando os resultados de busca em seu benefício e em prejuízo dos rivais, disse o jornal.

A Comissão Europeia pode multar empresas em até 10 por cento do valor de suas vendas anuais, que no caso da Google seria a sanção máxima possível de mais de 6 bilhões de euros. A maior multa antitruste até agora foi a de 1,1 bilhão de euros à Intel em 2009.

A Comissão não quis comentar, enquanto a Google não respondeu imediatamente ao pedido de comentário. (Reportagem de Kylie MacLellan em London e Foo Yun Chee em Bruxelas)

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleEuropaTecnologia da informaçãoUnião Europeia

Mais de Negócios

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC