Negócios

Goldman Sachs vê lucro atingidos por negócios em renda fixa

Goldman disse que a receita com a negociação de títulos de renda fixa, moedas e commodities caiu 19 por cento no trimestre


	Goldman disse que a receita com a negociação de títulos de renda fixa, moedas e commodities caiu 19 por cento no trimestre
 (REUTERS/Brendan McDermid)

Goldman disse que a receita com a negociação de títulos de renda fixa, moedas e commodities caiu 19 por cento no trimestre (REUTERS/Brendan McDermid)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 às 13h19.

O Goldman Sachs Group divulgou uma queda de 7 por cento no lucro do quarto trimestre, com um ataque inesperado de volatilidade no mercado em dezembro atingindo seu negócio de negociação de bônus.

A negociação de renda fixa, por muito tempo uma força para o banco, ficou sob pressão no ano passado devido a regras de capital mais rigorosas no rescaldo da crise financeira, e a mercados relativamente calmos desencorajando a atividade de trading por parte dos clientes.

Justamente quando a situação parecia indicar uma retomada, uma explosão de volatilidade no mês passado causada por fatores que vão da queda dos preços do petróleo a fracos dados econômicos globais assustou os investidores novamente.

O Goldman disse que a receita com a negociação de títulos de renda fixa, moedas e commodities (FICC, na sigla em inglês) caiu 19 por cento no trimestre, excluindo ganhos com o pagamento da dívida e a venda da maioria de seus negócios europeus de seguros em 2013.

No geral, as receitas da divisão FICC caíram 29 por cento, a 1,22 bilhão de dólares no trimestre, principalmente devido a um desempenho mais fraco em hipotecas e produtos de crédito, tais como títulos corporativos. Isso foi parcialmente compensado pelo aumento da receita com negociação de commodities e moedas.

O negócio, que já chegou a contribuir com cerca de 40 por cento da receita do Goldman, tem caído desde 2009 conforme novas regras também desencorajaram os bancos a negociar por conta própria. No trimestre, a divisão foi responsável por cerca de 16 por cento da receita.

A receita de FICC caiu 14 por cento no JPMorgan Chase & Co no trimestre, 16 por cento no Citigroup e 30 por cento no Bank of America.

Às 13h26, as ações do Goldman caíam 2 por cento, a 174,92 dólares.

A receita de banco de investimento caiu 16 por cento, para 1,44 bilhão de dólares, devido a uma receita mais baixa tanto com ações quanto com subscrição de dívida.

O lucro líquido geral do banco caiu no quarto trimestre para 2,17 bilhões de dólares, ou 4,38 dólares por ação, ante 2,33 bilhões de dólares, ou 4,60 dólares por ação, um ano antes. Analistas esperavam lucro de 4,32 dólares por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Acompanhe tudo sobre:Bancosbancos-de-investimentoEmpresasEmpresas americanasGoldman SachsLucro

Mais de Negócios

16 franquias baratas a partir de R$ 300 para fazer renda extra em 2025

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões