Gol: crescimento da demanda no mercado doméstico será até 15% maior, projeta a empresa (Divulgação)
Tatiana Vaz
Publicado em 4 de janeiro de 2011 às 11h11.
São Paulo – A Gol Linhas Aéreas divulgou hoje (4/01) suas projeções financeiras para este ano, com números mais cautelosos que os estimados para o ano passado. A quantidade de passageiros transportados projetada pela companhia para este ano fica entre 31 e 36 milhões de pessoas – valor um pouco abaixo do máximo estimado pela companhia para 2010, de 36,5 milhões.
A empresa espera atingir um yield (valor médio de tarifa que cada passageiro paga por quilômetro voado) de até 21 reais, mesmo projetado para 2010. Já para a margem ebit (lucro antes dos juros e impostos), a projeção é de um crescimento de até 14%.
A companhia ainda planeja aumentar sua frota disponível para 115 aviões, quatro a mais que o ano passado, para atender o crescimento da demanda de assentos multiplicado por quilômetro percorrido de até 51,5 bilhões – o número estimado para 2010 era de, no máximo, 47,20 bilhões.
Diante do cenário positivo para as companhias aéreas em 2010, a Gol também projeta um 2011 de menor crescimento para o setor. A empresa estima que o PIB do país crescerá, no máximo, 5% e a demanda do mercado doméstico poderá atingir 15% - número bem abaixo dos 21% estimados pela companhia para o ano passado.
De acordo com a companhia, essas projeções financeiras serão revisadas trimestralmente para acompanhar o desempenho operacional, financeiro da empresa, bem como as eventuais mudanças nas tendências de taxa de juros, câmbio, PIB e petróleo (WTI).