Negócios

GOL confirma planos de desmembrar Smiles em nova empresa

Companhia estuda abrir o abrir capital de seu programa de milhagem para concorrer de igual para igual com o Multiplus, da TAM

Empresa não confirma, porém, os planos de promover uma abertura de capital do Smiles (Divulgacao/EXAME)

Empresa não confirma, porém, os planos de promover uma abertura de capital do Smiles (Divulgacao/EXAME)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 27 de abril de 2012 às 12h52.

São Paulo – A GOL confirmou que, até o final do ano, pretende transformar seu programa de milhagem Smiles em uma nova empresa. A empresa contratou a consultoria Boston Consulting Group para estudar a possibilidade de abrir o capital da companhia em breve. As informações foram antecipadas na edição 1015 de EXAME.

Em resposta a EXAME.com, a GOL afirmou que a decisão foi tomada no final do ano passado, e visa “preparar o Programa de Relacionamento Smiles para ser uma unidade de negócios com independência gerencial que suporte o crescimento da GOL, mas que também possa ter uma maior flexibilidade operacional.”

A empresa não confirma, porém, os planos de promover uma abertura de capital do Smiles.

Com o desmembramento do Smiles, a GOL teria uma empresa de milhagem para concorrer de igual para igual com a Multiplus, da TAM. A controlada da TAM se tornou uma empresa independente em outubro de 2009 com a missão de elevar as receitas obtidas com pontos e aumentar a tarifa média gasta pelos clientes. Em fevereiro de 2010 abriu o capital na bolsa e se mostrou um negócio de rentabilidade inquestionável.

A Multiplus vale quase a mesma coisa que sua empresa mãe, 6,45 bilhões de reais em comparação aos 7 bilhões de reais da TAM. Sem contar a discrepância de resultados de uma e outra. Enquanto a empresa de milhagem teve 405,38 milhões de reais de lucro em 2011, a companhia aérea teve um prejuízo no ano de 335,1 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasMultiplusprogramas-de-fidelidadeServiçosServiços diversosSetor de transporteTAM

Mais de Negócios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira