EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 22 de julho de 2013 às 18h09.
Após mais de três anos de neogicações, a companhia aérea Gol fechou nesta sexta-feira um acordo de cooperação comercial com a Air France-KLM que viabiliza a integração dos programas de milhagem Smiles e Flying Blue de ambas as empresas, respectivamente. A partir do dia 1º de maio, os clientes das duas empresas poderão acumular milhas em todos os voos operados pelas companhias.
Entre os dias 1º de maio e 31 de julho de 2009, vai ser oferecido o dobro de milhas aos participantes Smiles que voarem pela Air France-KLM, e vice versa. As regras de pontuação dos dois programas serão mantidas.
Além disso, a partir do segundo semestre de 2009, o acordo prevê a implementação de um compartilhamento de voos da Air France ao Rio de Janeiro a São Paulo para outras 13 cidades brasileiras.
Para o presidente da Gol, Constatino de Oliveira Junior, a parceria representa uma opção atraente aos clientes, que, agora, além de usar suas milhas dentro da malha aérea no Brasil e América do Sul, poderão ter acesso a todo o mundo.
Sem projeções de receita, a única estimativa ressaltada por Junior é de um acréscimo de 140 mil passageiros por ano no fluxo de tráfego. Cem mil seriam provenientes da Air France e os 40 mil restantes viriam da KLM.
O presidente da Air France-KLM, Jean-Cyrill Spinetta, já pensa em estender a parceria a sua controlada Alitalia. “Temos 25% da Alitalia, e poderíamos discutir a inclusão dela nesta parceria”.
O negócio chega para reforçar o programa Smiles da Gol, que, até agora, não exerce grande concorrência aos tradicionais benefícios de milhagens que a TAM oferece.
Às 15h10, os papéis da Gol (GOLL4) subiam 4,05%, para 6,94 reais.