Negócios

Gol acerta venda de até R$1 bilhão em passagens com Smiles

Uma primeira parcela do total terá valor de 376 milhões de reais e o restante será pago até o final de junho de 2017


	Gol: entre as medidas citadas pela Gol está ampliar a projeção de corte de pousos e decolagens este ano
 (Exame.com/Karin Salomão)

Gol: entre as medidas citadas pela Gol está ampliar a projeção de corte de pousos e decolagens este ano (Exame.com/Karin Salomão)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 19h00.

São Paulo - A empresa aérea Gol acertou com sua controlada Smiles acordo para venda antecipada de até 1 bilhão de reais em passagens aéreas até o final de junho de 2017, mediante o cumprimento de medidas de fortalecimento de sua liquidez.

Uma primeira parcela do total terá valor de 376 milhões de reais e o restante será pago até o final de junho de 2017.

As medidas de fortalecimento da Gol incluem redução de pousos e decolagens, suspensão de destinos, devolução de aeronaves e postergação de recebimento de aviões.

As ações da Gol avançavam com força desde o início do pregão e do anúncio nesta sessão. O papel fechou em alta de 15,4 por cento, a 2,17 reais. Já as ações da Smiles inverteram de sinal após o anúncio e recuaram 3,45 por cento.

Entre as medidas citadas pela Gol está ampliar a projeção de corte de pousos e decolagens este ano.

A Gol agora quer reduzir isso em "pelo menos 6 por cento" ante estimativa informada no início de dezembro de que planeja redução de 4 e 6 por cento.

Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil informou que a demanda por voos domésticos no Brasil em janeiro caiu 3,8 por cento sobre um ano antes, enquanto a oferta recuou 2,16 por cento.

A Gol ainda afirmou que alterou o cronograma de recebimento de aeronaves da Boeing entre 2016 e 2017 de 15 para 1, vai suspender sete destinos operados até o fim de 2015 e vai devolver 5 aviões que estavam em regime de arrendamento.

A companhia não informou de imediato o impacto financeiro das medidas de fortalecimento de liquidez e os efeitos para o endividamento dos recursos a serem obtidos com a Smiles.

A Gol programou a divulgar seu resultado de quarto trimestre em 23 de março.

Até o terceiro trimestre, a relação entre a dívida líquida ajustada e o lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel de aeronaves (Ebitdar) estava em 9,2 vezes, ante 4,9 vezes no terceiro trimestre de 2014.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoBalançoscompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas Aéreaspassagens-aereasprogramas-de-fidelidadeServiçosSetor de transporteSmilesVendas

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem