Negócios

GM projeta grande crescimento no Brasil em cinco anos

A montadora quer crescer de 5% a 7% no mercado da América Latina até 2015

GM pretende vender 700 mil veículos no Brasil neste ano; maior desafio no país a valorização do real (Marcio Fernandes/EXAME)

GM pretende vender 700 mil veículos no Brasil neste ano; maior desafio no país a valorização do real (Marcio Fernandes/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2011 às 10h04.

Detroit - A montadora General Motors (GM) projeta um crescimento de 5 a 7% até 2015 no mercado sul-americano, centrado em suas operações no Brasil.

"As economias sul-americanas continuarão a crescer a 5% e o que isto significa é que o Brasil será um mercado de cinco milhões de unidades, e a América do Sul chegará a sete milhões", declarou Jaime Ardila, presidente da GM para a América do Sul, na segunda-feira.

"Nós esperamos um crescimento de 5 a 7% para os próximos cinco anos", completou Ardila, que destacou que a GM e outras montadoras se beneficiam do crescimento econômico e da estabilidade política da região.

"Estes são grandes exportadores de commodities e todos se beneficiaram da demanda da China".

A GM vendeu mais de um milhão de veículos na América do Sul ano passado e acredita que pode elevar o número a 1,5 milhão nos próximos cinco anos.

A empresa com sede em Detroit está presente no Brasil desde 1925, uma de suas primeiras operações fora dos Estados Unidos.

O executivo ressaltou, no entanto, que um dos principais desafios da GM no Brasil é a valorização do real em relação ao dólar, que segundo ele dificulta manter a competividade.

"Não é mais um país de baixo custo".

Além disso, mencionou a questão da infraestrutura, para manter o rápido crescimento do país.

O Brasil é o quarto maior mercado mundial de automóveis. A participação da GM no mercado brasileiro foi de 19,9% ano passado, o que deixou a empresa em terceiro lugar, atrás da Volkswagen e da Fiat.

"Nós vendemos 650.000 veículos no Brasil ano passado e esperamos vender 700.000 este ano", disse Ardila.

A empresa registrou lucro de US$ 800 milhões na América do Sul em 2010, com o Brasil responsável por 65% do resultado.

Em todo o mundo, o lucro da montadora foi de 4,7 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAutoindústriaDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasEstados Unidos (EUA)GM – General MotorsIndústriaIndústrias em geralMontadorasPaíses ricos

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem