Negócios

GM investirá mais 1,4 bilhão de euros em alemã Opel

Frankfurt - O executivo-chefe da Adam Opel, Nick Reilly, disse hoje que sua controladora, a General Motors (GM), planeja fornecer um financiamento adicional de 1,4 bilhão de euros à companhia, depois de decidir financiar a reestruturação de suas operações europeias por conta própria. Em março, a GM já havia prometido fornecer 1,9 bilhão de euros […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Frankfurt - O executivo-chefe da Adam Opel, Nick Reilly, disse hoje que sua controladora, a General Motors (GM), planeja fornecer um financiamento adicional de 1,4 bilhão de euros à companhia, depois de decidir financiar a reestruturação de suas operações europeias por conta própria. Em março, a GM já havia prometido fornecer 1,9 bilhão de euros para a reestruturação da Opel.

O ministro da Economia da Alemanha, Rainer Brüderle, saudou a decisão da GM de não procurar ajuda estatal. "Eu acho que minha avaliação se confirmou: a General Motors tem capital para a reestruturação da Opel", afirmou. Brüderle era um oponente de longa data da tentativa da GM de obter 1,1 bilhão de euros em garantias de empréstimos do governo da Alemanha. Na semana passada, ele rejeitou formalmente o pedido da fabricante de carros.

Segundo ele, a requisição não preenchia as exigências de um fundo especial para empresas prejudicadas pela crise financeira, do qual a GM estava procurando o auxílio, e a empresa parecia estar estável o suficiente para pagar pela reestruturação por conta própria.

O ministro acrescentou que os recentes lucros da GM e o plano de realizar uma oferta pública de ações ainda este ano mostram que a empresa poderia lidar com a reestruturação da Opel com seu próprio capital. "A empresa norte-americana controladora está agora assumindo a responsabilidade pela sua subsidiária europeia", disse. "Agora posições competitivas e empregos podem ser garantidos. A Opel tem um futuro, se a GM não arriscar suas chances". As informações são da Dow Jones.
 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAutoindústriaEmpresasEmpresas americanasEuropaGM – General MotorsIndústriaIndústrias em geralMontadorasPaíses ricos

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades