Negócios

GM e PSA Peugeot Citröen terão fábrica conjunta no Brasil

As montadoras General Motors e PSA Peugeot Citröen vão construir uma nova fábrica em conjunto no Brasil, diz a revista Veja

Linha de montagem da GM: nova fábrica será operada em conjunto com PSA Peugeot Citröen (GM / Divulgacao)

Linha de montagem da GM: nova fábrica será operada em conjunto com PSA Peugeot Citröen (GM / Divulgacao)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 19 de maio de 2012 às 12h07.

São Paulo — A aliança entre General Motors e PSA Peugeot Citröen deve dar um passo à frente no Brasil. Segundo a revista Veja, as duas montadoras vão construir uma nova fábrica em conjunto no país. A fábrica, que poderá ficar no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais, vai produzir quatro modelos de automóveis, dois de cada montadora. 

A Veja também informa, em sua seção Radar, que a Volkswagen desistiu de construir uma nova fábrica no país. Depois de mais de um ano negociando com cinco estados, a montadora alemã optou por ampliar suas fábricas atuais em São Paulo.

A parceria entre General Motors e PSA Peugeot Citröen foi anunciada no início de março. A GM aceitou pagar cerca de 420 milhões de dólares por uma participação de 7% na Peugeot. Antes de fechar o acordo, a montadora americana chegou a flertar com a Fiat, que se aproximou dos americanos para tentar impedir a aliança com os franceses. 

As duas montadoras vão compartilhar plataformas de veículos, componentes e módulos e criar uma joint venture para compras, com volume de compras de 125 bilhões de dólares por ano. As duas devem desenvolver pelo menos dois novos carros em conjunto neste ano. Elas calculam que podem reduzir seus custos em mais de 1 bilhão de dólares por ano com a parceria.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasAutoindústriaMontadorasFiatVolkswagenEmpresas francesasEmpresas italianasEmpresas alemãsGM – General MotorsPeugeot CitroënIndústria

Mais de Negócios

Este parque comprou o maior toboágua de SP para lotar o ano todo

Aos 27, eles vão faturar R$ 100 milhões com perfume que bombou no TikTok

CEO da Danone Brasil: ‘Performance sem sustentabilidade não tem futuro’

Como esse CEO demorou 20 anos para se tornar um bilionário