Negócios

Glencore fará cisão de fatia na Lonmin e cortará gastos

Como as concorrentes, a Glencore foi impactada por uma derrocada nos preços de commodities como cobre, carvão e petróleo nos últimos meses


	Como as concorrentes, a Glencore foi impactada por uma derrocada nos preços de commodities como cobre, carvão e petróleo nos últimos meses
 (Sebastian Derungs/AFP)

Como as concorrentes, a Glencore foi impactada por uma derrocada nos preços de commodities como cobre, carvão e petróleo nos últimos meses (Sebastian Derungs/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2015 às 13h27.

Cidade do Cabo - A mineradora e trader de commodities Glencore vai fazer a cisão de sua fatia na atribulada produtora de platina Lonmin e cortará os investimentos para aguentar uma queda nos preços de commodities, anunciou a companhia nesta quarta-feira.

Como as concorrentes, a Glencore foi impactada por uma derrocada nos preços de commodities como cobre, carvão e petróleo nos últimos meses. As ações da companhia caíram cerca de 9 por cento neste ano.

"O que isso me parece é que Ivan (Glasenberg, presidente-executivo da Glencore) está tentando se adiantar à história novamente, tentando aparentar ser proativo e fazer os outros parecerem reativos", disse o analista da Bernstein Paul Gait, que tem recomendação de "desempenho acima da média do mercado" para a empresa.

Respondendo ao que chamou de um "cenário de mercado volátil", a suíça Glencore disse que irá cortar investimentos "de ampliação e sustentação" neste ano para entre 6,5 bilhões de dólares e 6,8 bilhões de dólares, com reduções em todos seus negócios.

Em dezembro, a companhia havia estimado investimentos de 7,9 bilhões de dólares neste ano.

A Glencore também anunciou que distribuirá sua fatia de 23,9 por cento na Lonmin a acionistas na primeira metade deste ano.

A companhia já havia sinalizado que alienaria a participação, herdada por meio da compra da Xstrata em 2013, uma vez que platina não é uma das commodities que negocia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMineraçãoPreçosEmpresas suíçasIndústriaCommoditiesGlencoreGlencore Xstrata

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner