Negócios

Glencore fará cisão de fatia na Lonmin e cortará gastos

Como as concorrentes, a Glencore foi impactada por uma derrocada nos preços de commodities como cobre, carvão e petróleo nos últimos meses


	Como as concorrentes, a Glencore foi impactada por uma derrocada nos preços de commodities como cobre, carvão e petróleo nos últimos meses
 (Sebastian Derungs/AFP)

Como as concorrentes, a Glencore foi impactada por uma derrocada nos preços de commodities como cobre, carvão e petróleo nos últimos meses (Sebastian Derungs/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2015 às 13h27.

Cidade do Cabo - A mineradora e trader de commodities Glencore vai fazer a cisão de sua fatia na atribulada produtora de platina Lonmin e cortará os investimentos para aguentar uma queda nos preços de commodities, anunciou a companhia nesta quarta-feira.

Como as concorrentes, a Glencore foi impactada por uma derrocada nos preços de commodities como cobre, carvão e petróleo nos últimos meses. As ações da companhia caíram cerca de 9 por cento neste ano.

"O que isso me parece é que Ivan (Glasenberg, presidente-executivo da Glencore) está tentando se adiantar à história novamente, tentando aparentar ser proativo e fazer os outros parecerem reativos", disse o analista da Bernstein Paul Gait, que tem recomendação de "desempenho acima da média do mercado" para a empresa.

Respondendo ao que chamou de um "cenário de mercado volátil", a suíça Glencore disse que irá cortar investimentos "de ampliação e sustentação" neste ano para entre 6,5 bilhões de dólares e 6,8 bilhões de dólares, com reduções em todos seus negócios.

Em dezembro, a companhia havia estimado investimentos de 7,9 bilhões de dólares neste ano.

A Glencore também anunciou que distribuirá sua fatia de 23,9 por cento na Lonmin a acionistas na primeira metade deste ano.

A companhia já havia sinalizado que alienaria a participação, herdada por meio da compra da Xstrata em 2013, uma vez que platina não é uma das commodities que negocia.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEmpresasEmpresas suíçasGlencoreGlencore XstrataIndústriaMineraçãoPreços

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões