Negócios

"Game of Thrones", a arma da HBO contra os zumbis, deu certo

Série eleva em 4% o faturamento da rede no quarto trimestre, apesar da concorrência de “The Walking Dead”


	Game of Thrones: luta pelo Trono de Ferro melhorou a receita da HBO
 (Divulgação)

Game of Thrones: luta pelo Trono de Ferro melhorou a receita da HBO (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2013 às 18h57.

São Paulo – A noite do último domingo testemunhou uma guerra digna de contos míticos: reis, cavaleiros, damas, magos e dragões enfrentaram uma horda de mortos-vivos. O saldo da batalha deixou satisfeita a HBO, que exibiu a estreia da terceira temporada de “Game of Thrones”, e reforçou as apostas de que a série continuará elevando seu faturamento.

Segundo a Variety, publicação americana especializada em mídia, “Game of Thrones” enfrentou dignamente o final da terceira temporada de “The Walking Dead”, a série que se passa em um mundo onde os poucos remanescentes humanos lutam contra zumbis.

Nos Estados Unidos, 4,4 milhões de pessoas assistiram ao primeiro episódio da nova temporada da série que mostra as disputas dos sete reinos de Westeros pelo Trono de Ferro. A audiência foi 13% maior que os 3,9 milhões de espectadores da estreia da segunda temporada, e maior que os 4,2 milhões de pessoas que assistiram ao último episódio dessa mesma temporada.

Em se tratando de audiência, os zumbis que atormentam a vida de Rick Grimes e sua turma se saíram muito bem. O episódio final desta temporada, exibida pela rede AMC, atraiu nada menos que 12,4 milhões de pessoas, segundo a Bloomberg. E o final de uma série do History Channel sobre a Bíblia, exibida no mesmo horário, atraiu quase a mesma audiência dos comedores de cérebros.

Recorde

Mas a HBO prefere colocar as coisas em perspectiva. A estreia de “Game of Thrones” marcou seu recorde de audiência, o que reforça a confiança na capacidade da série gerar o que realmente importa para qualquer emissora: dinheiro.

Somente no quarto trimestre do ano passado, “Game of Thrones” teve um papel relevante no aumento de 4% no faturamento da HBO e da Turner Broadcasting, segundo a Time Warner, que controla ambas e não divulga as receitas separadamente. No total, a receita das empresas foi de 14,2 bilhões de dólares no período.

A Variety lembra que a primeira temporada de “Game os Thrones” estreou em abril de 2011, nos Estados Unidos, com 2,2 milhões de espectadores. “Isso significa que “Thrones” tem elevado impressionantemente sua audiência a cada final ou estreia”, afirma a publicação.

Sem dúvida, a HBO espera que o sucesso – e a rentabilidade – da série dure mais que as estações de Westeros, onde “os verões duram décadas e os invernos, uma vida inteira”.

Acompanhe tudo sobre:Emissoras de TVEntretenimentoGame of ThronesHBOServiços

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades