Negócios

Fundo Advent compra parte da Kroton por R$ 280 milhões

Recursos devem impulsionar os planos de expansão do grupo de educação mineiro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2011 às 19h48.

A rede mineira Kroton Educacional - uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil, proprietária da rede de ensino Pitágoras - e empresa global de private equity Advent International anunciaram nesta quarta-feira (24) a assinatura de um acordo pelo qual a Pitágoras Administração e Participação (PAP), holding que detém 55% das ações da da Kroton, receberá um aporte de 280 milhões de reais. Do total, 220 milhões serão destinados a um aumento do capital da Kroton por meio de uma colocação privada de até 387,9 milhões de ações. Com a operação, o fundo Advent se tornará sócio da PAP com 50% das ações da holding, passando a deter indiretamente cerca de 28% do capital total da Kroton.

O investimento na Kroton é o 15º já realizado pela Advent no Brasil desde 1997, quando a empresa iniciou suas operações no país. Os recursos utilizados nesta operação virão do fundo disponibilizado pela Advent Internacional para a América Latina com valor total de 1,3 bilhão de dólares.

Fundada em 1966, a Kroton conta com 654 escolas de ensino básico associadas no Brasil que utilizam o sistema de ensino Pitágoras. No ensino superior, tem 17 faculdades Pitágoras e 11 unidades especializadas em cursos superiores com a marca INED, o que resulta em mais de 43 mil alunos no ensino superior e 226 mil alunos no ensino básico e por meio do Projecta, voltado para a área pública.

Desde julho de 2007, quando levantou 455,8 milhões de reais com sua abertura de capital na Bovespa, a Kroton iniciou uma agressiva estratégia de expansão que incluiu a aquisição de 12 instituições de ensino superior e a abertura de novas unidades. Atualmente a Kroton é a companhia do setor educacional que mais cresce no Brasil, com receita líquida de 279,6 milhões de reais e Ebitda de 51,5 milhões de reais em 2008. No primeiro trimestre de 2009, a companhia registrou uma receita líquida de 107,5 milhões de reais e Ebitda de 35,7 milhões de reais - um salto de 51,4% e 37,6%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O fundo Advent International é uma das principais empresas de private equity com atuação na América Latina. Desde que iniciou suas atividades na região, há 13 anos, a Advent já investiu em mais de 40 empresas, com valor combinado superior a 6 bilhões de dólares. No Brasil desde 1997, a empresa já realizou vários investimentos diretos e indiretos em setores como serviços financeiros, tecnologia da informação e telecomunicações e alimentação. 

Às 10h28, as ações da Kroton tinham forte queda de 12,62%, negociadas a 13,98 reais. No mesmo instante, o Ibovespa caía 0,31%, aos 49.516 pontos.

Acompanhe tudo sobre:AdventCogna Educação (ex-Kroton)EmpresasEmpresas abertasSetor de educação

Mais de Negócios

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida