Negócios

Funcionários da Pemex prestarão depoimento sobre Odebrecht

Petroleira estatal mexicana informou que seus funcionários foram convocados a depor sobre investigações envolvendo a empreiteira

Pemex: Procuradoria-Geral mexicana solicitou em 3 de abril os depoimentos de funcionários da petroleira (Susana Gonzalez/Divulgação)

Pemex: Procuradoria-Geral mexicana solicitou em 3 de abril os depoimentos de funcionários da petroleira (Susana Gonzalez/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 6 de abril de 2017 às 09h20.

Cidade do México - A petroleira estatal mexicana Pemex informou na quarta-feira que procuradores do país convocaram funcionários da empresa para prestar depoimento como parte das investigações sobre o esquema de corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht.

A Pemex disse em comunicado que a Procuradoria-Geral mexicana solicitou em 3 de abril os depoimentos de funcionários da petroleira, que não foram identificados pela Pemex, além de cópias de contratos entre a Pemex, a Odebrecht e a petroquímica Braskem.

A Odebrecht e a Braskem reconheceram em novembro do ano passado, no âmbito da operação Lava Jato, terem pago propina em 12 países para obter contratos lucrativos. As empresas concordaram em pagar pelo menos 3,5 bilhões de dólares em um acordo com as autoridades dos Estados Unidos, mas o acordo também abriu a possibilidade de ambas serem processadas em outros países.

A Pemex disse na quarta-feira que tem um contrato de fornecimento de etano com a Braskem e sua parceira mexicana, o Grupo Idesa. A Pemex também assinou dois contratos com a Odebrecht para a construção da refinaria Tula, na região central do país.

Há ainda um quarto contrato para o desenvolvimento de um projeto de gestão de resíduos na refinaria de Salamanca, também no México central, realizado pela Odebrecht e a empresa mexicana ICA Fluor.

De acordo com as autoridades norte-americanas, a Odebrecht pagou no México 10,5 milhões de dólares em propina para obter contratos públicos entre 2010 e 2014.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoMéxicoNovonor (ex-Odebrecht)PemexPetróleo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades