Boas cifras: a soma dos prêmios auferidos da Porto Seguro Auto, Azul Seguros Auto e Itaú totalizaram 1,27 bilhão de reais no trimestre (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
São Paulo - O crescimento da frota nacional de veículos beneficiou a Porto Seguro. A soma dos prêmios auferidos da Porto Seguro Auto, Azul Seguros Auto e Itaú totalizaram 1,27 bilhão de reais no trimestre -- um salto de 56% em comparação ao mesmo período do ano passado. "São resultados dentro de nossa expectativa e esperamos um crescimento nos mesmos patamares até o fim do ano", disse Fábio Luchetti, vice-presidente da Porto Seguro, em teleconferência de resultados, nesta quinta-feira (leia cobertura completa).
Apesar dos bons números, a empresa percebeu uma queda de participação de mercado em autos de 27% para 25%, mais acentuada no Nordeste e Centro-Oeste. A redução se deveu ao reajuste de preços nessas regiões. "Devemos reverter essa situação", afirma Luchetti.
Ainda assim, o ajuste de preços e aumento da frota impulsionaram as margens da companhia no setor. Hoje, a Porto Seguro tem uma frota de 3,54 milhões de veículos segurados – um aumento de 60.000 no período. Esse salto representa um crescimento de 9,2% no número de veículos segurados em relação ao mesmo período de 2009. O resultado é positivo. A frota nacional de veículos cresceu 8,89%.
Os prêmios auferidos da carteira de automóveis da Porto Seguro atingiram 724,3 milhões de reais no trimestre – um aumento de 12,2 % em comparação ao mesmo período do ano passado. "Este aumento decorre, principalmente, do crescimento de 9,2 % no número de veículos segurados", afirmou a seguradora em comunicado. "O aumento de 0,4 pontos percentuais na sinistralidade da Porto Seguro Auto no segundo trimestre do ano decorre principalmente das enchentes no mês de abril na cidade do Rio de Janeiro."
A Azul Seguros teve prêmios de 215,3 milhões reais, o que significa um crescimento de 26,9% . O aumento, segundo a companhia, se deveu ao crescimento de 24,3% de veículos segurados. A sinistralidade no trimestre reduziu 5,5 pontos percentuais, devido principalmente ao reajuste de preços ao longo do período.
Os prêmios auferidos da carteira de automóveis da ISa+r atingiram 332 milhões de reais com uma sinistralidade de 65,8%.