Negócios

Francesa Total compra 17% da americana Amyris

Ribeirão Preto, São Paulo - A companhia francesa de petróleo, gás e produtos químicos Total adquiriu 17% da participação da Amyris Inc., firmando uma parceria estratégica com a empresa norte-americana de biotecnologia sintética. O objetivo do negócio é desenvolver materiais químicos e combustíveis baseados em biomassa, em especial cana-de-açúcar, segundo comunicado conjunto divulgado hoje pelas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Ribeirão Preto, São Paulo - A companhia francesa de petróleo, gás e produtos químicos Total adquiriu 17% da participação da Amyris Inc., firmando uma parceria estratégica com a empresa norte-americana de biotecnologia sintética. O objetivo do negócio é desenvolver materiais químicos e combustíveis baseados em biomassa, em especial cana-de-açúcar, segundo comunicado conjunto divulgado hoje pelas empresas. O anúncio ocorre um dia após a Amyris Brasil anunciar a formalização de joint venture (associação) com o Grupo Cosan para desenvolver, produzir e comercializar produtos químicos renováveis para aplicações industriais e automotivas.

Segundo as companhias, além da participação acionária na Amyris, a Total terá o direito de nomear um membro do conselho diretor da empresa. Os valores do acordo não foram divulgados. "Sob os termos do acordo de colaboração, as equipes de pesquisa e desenvolvimento da Total e da Amyris vão trabalhar juntas no desenvolvimento de novos produtos e na criação de meios biológicos para produzir e comercializar materiais químicos e combustíveis renováveis", informou o documento.

O Brasil, onde a Amyris tem ainda uma parceria com o Grupo São Martinho para a construção de uma unidade industrial, fará parte do acordo. "A parceria combina a plataforma de biologia sintética industrial da Amyris e sua emergente capacidade brasileira de produção com o know-how tecnológico (...) e o acesso a mercados da Total".

"A biotecnologia oferece novas perspectivas sobre a conversão de biomassa em moléculas para biocombustíveis e química verde", informou Philippe Boisseau, presidente da Total Gas & Power. "A Amyris é uma das empresas mais promissoras no emergente campo da biotecnologia e sua plataforma de tecnologia é um potente acelerador do desenvolvimento de rotas de produção industrial para muitos dos nossos mercados", completou.

John Melo, diretor geral da Amyris, considerou que as parcerias obtidas tornaram a companhia "um fabricante integrado de produtos renováveis que reúne tecnologia, produção e comercialização". "Agora, com a Total, temos um poderoso aliado para nos ajudar a dar grande escala e expandir nossos horizontes para novos produtos e novas tecnologias."

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisBiotecnologiaFusões e AquisiçõesJoint-ventures

Mais de Negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico

Clube dos bilionários: quem tem mais de US$ 100 bilhões em patrimônio?

Ele fatura R$ 500 milhões ao colocar Floripa na rota do luxo discreto