Negócios

France Telecom e Deutsche Telekom fazem acordo para cortar custo

O projeto pode economizar até 1,9 bilhão de dólares anualmente após três anos --pouco menos de 900 milhões de euros para a France Telecom e cerca de 400 milhões para a Deutsche Telekom

Com o advento dos smartphones e tablets, o tráfego de dados está aumentando incrivelmente nas redes e requer investimentos maciços (Getty Images / Allison Shelley)

Com o advento dos smartphones e tablets, o tráfego de dados está aumentando incrivelmente nas redes e requer investimentos maciços (Getty Images / Allison Shelley)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2011 às 18h16.

Paris - A France Telecom e a Deutsche Telekom pretendem comprar conjuntamente equipamentos de rede, aparelhos móveis e outros itens de tecnologia da informação para economizar dinheiro, afirmaram os grupos nesta segunda-feira.

O projeto pode economizar até 1,3 bilhão de euros (1,9 bilhão de dólares) anualmente após três anos --pouco menos de 900 milhões de euros para a France Telecom e cerca de 400 milhões para a Deutsche Telekom, segundo as empresas.

O acordo é uma extensão de uma iniciativa de cooperação entre os grupos anunciada em fevereiro, que cobre áreas como compartilhamento de redes para aparelhos móveis na Europa e dá a clientes acesso à rede de Internet móvel da outra operadora.

Operadoras de telecomunicações na Europa enfrentam um cenário de crescimento lento e dura competição de preços. Por isso, elas estão buscando formas de cortar custos a fim de aumentar sua lucratividade.

Com o advento dos smartphones e tablets, o tráfego de dados está aumentando incrivelmente nas redes e requer investimentos maciços.

"Vemos um crescimento significativo no tráfego e pressão sobre as tarifas, então nossas aquisições precisam ser tão eficientes quanto for possível", afirmou Edward Kozel, diretor de tecnologia da Deutsche Telekom.

A nova cooperação terá início para renegociar cerca de 13 bilhões de euros em contratos no quarto trimestre, afirmou o vice-presidente-executivo da France Telecom, Olaf Swantee.

Acompanhe tudo sobre:Investimentos de empresasParcerias empresariaisTelecomunicações

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares