Negócios

Fornecedor pede falência de Lojas Americanas em Vara do Rio

BM&F Bovespa pede esclarecimentos à rede de varejo sobre requerimento da factoring Athenabanco


	Lojas Americanas: lucro de 37,7 milhões de reais no segundo trimestre
 (Lia Lubambo/EXAME)

Lojas Americanas: lucro de 37,7 milhões de reais no segundo trimestre (Lia Lubambo/EXAME)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 9 de outubro de 2012 às 17h42.

São Paulo – A Lojas Americanas teve um pedido de falência requerido pela Athenabanco Fomento Mercantil. A falência foi requerida na 4ª Vara Empresarial da cidade do Rio de Janeiro. A empresa é uma das maiores factoring do país e tem sede na capital paulista. O pedido foi divulgado na seção de Falências Requeridas do jornal Valor Econômico de hoje.

A BM&F Bovespa disse, por meio de nota em seu site, estar consultando a empresa sobre o requerimento de falência veiculado na imprensa.

Procurada por EXAME.com, a Lojas Americanas afirmou* que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ainda não disponibilizou acesso ao processo.

De acordo com a companhia, todos os valores, negociados por meio de fornecedores com a factoring Athenabanco, e que a empresa tenha conhecimento, estão pagos. "Além disso, não são significativos e não comprometem a saúde financeira da Lojas Americanas", afirmou em comunicado.

No segundo trimestre, a Lojas Americanas teve lucro de 37,7 milhões de reais, valor 13 % menor em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi pressionado pelo aumento de despesas administrativas, cujo salto foi de 32,8% entre janeiro e junho em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os aportes feitos na expansão da rede de lojas e melhorias das operações da B2W também contribuíram para que o endividamento da companhia chegasse a 5,5 bilhões de reais no final de junho. 

* Atualizado às 13h48

Acompanhe tudo sobre:AmericanasB2WComércioEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas de internetFalênciasVarejo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem