A fornecedora de retrovisores, para-choques e painéis de carroceria para a Porsche e Volkswagen está aumentando sua capacidade na China, Tailândia, México e Brasil (Antoine Antoniol/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 09h02.
São Paulo - A Motherson Sumi Systems Ltd., maior fabricante de autopeças da Índia, está mirando para mercados emergentes como Brasil e China para cumprir sua meta de US$ 5 bilhões em receita em meio à queda nas vendas de veículos em seu mercado local.
A empresa, que tem 25 por cento nas mãos da Sumitomo Electric Industries Ltd., prevê que as vendas aumentem 84 por cento no ano que começa em 1 de abril, comparado aos 147,8 bilhões de rúpias (US$ 2,7 bilhões) nos 12 meses encerrados em 31 de março, segundo Pankaj Mital, diretor operacional.
A fornecedora de retrovisores, para-choques e painéis de carroceria para a Porsche Automobil Holding SE e Volkswagen AG está aumentando sua capacidade na China, Tailândia, México e Brasil para reduzir a dependência na Europa e Índia, onde as vendas de automóveis devem cair pela primeira vez em uma década.
Motherson está seguindo seus clientes, incluindo a Volkswagen e a Bayerische Motoren Werke AG, para o Brasil onde a capacidade de produção de automóveis deve crescer 50 por cento até 2014.
“Estamos ampliando nossas instalações nos países em desenvolvimento”, disse Mital em entrevista. “Embora exista reposição nos países desenvolvidos, os novos volumes virão dos países em desenvolvimento.”
No ano passado, as montadoras entregaram 3,8 milhões de veículos no Brasil, o quarto maior mercado automotivo do mundo, e as vendas no País cresceram a uma taxa anual de mais de 9 por cento nos últimos cinco anos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. A Anfavea prevê expansão de pelo manos 4 por cento este ano.