Negócios

Ford transforma EcoSport brasileiro em veículo global

O veículo também será produzido em cinco outros países, informou o presidente-executivo da montadora

Segundo a Ford, até 2014, o modelo terá vendas globais de até 1,6 milhão de unidades (.)

Segundo a Ford, até 2014, o modelo terá vendas globais de até 1,6 milhão de unidades (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

São Paulo e Brasília - A Ford anunciou nesta quinta-feira investimentos adicionais de 500 milhões de reais no Brasil que vão se somar aos 4 bilhões de reais entre 2011 e 2015 que a empresa norte-americana havia anunciado no fim do ano passado para o país.

O aporte no plano de investimento da montadora servirá para preparar as operações brasileiras da Ford para a produção do modelo utilitário EcoSport, desenvolvido no país, para mercados internacionais. O veículo também será produzido em cinco outros países, informou o presidente-executivo da montadora, Alan Mulally, sem especificar quais.

"Estamos muito satisfeitos com o trabalho feito pelo governo brasileiro em buscar um ambiente de negócios e econômico bastante sustentável. Vamos produzir veículos não só para o consumidor brasileiro, mas para consumidores de outros lugares do mundo", disse Mulally após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar o investimento adicional.

O executivo afirmou que o investimento adicional ocorrerá com recursos próprios da companhia, mas a Ford não descarta procurar financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante a sua implementação.

Ele frisou que o aporte ao plano de investimentos será usado nas operações da Ford no país, mas com foco na fábrica de Camaçari (BA), que produz atualmente o EcoSport. Segundo a Ford, até 2014, o modelo terá vendas globais de até 1,6 milhão de unidades.

Na quarta-feira, Mulally se reuniu com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e divulgou investimento de 250 milhões de dólares no país até 2012 para novos produtos e melhoria de fábricas.

A estratégia da Ford na América do Sul se integra ao plano "One Ford", adotada depois que Mulally assumiu o comando da montadora no fim de 2006. O plano é focado na concentração das atividades da empresa na marca Ford, com a venda de marcas como Jaguar, Volvo e Land Rover, e plataformas globais de veículos em vários segmentos desde compactos a utilitários esportivos.

A visita de Mulally ao Brasil acontece em meio a um recente tour de altos executivos de montadoras globais no país. No início de março, o presidente mundial do grupo Fiat, Sergio Marchionne, inaugurou a maior fábrica de máquinas agrícolas da Case New Holland no mundo em Sorocaba (SP). Na próxima semana, o presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, vai lançar novo veículo da montadora francesa em Salvador.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAutoindústriaDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasFordIndústriaIndústrias em geralInvestimentos de empresasMontadoras

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise