Negócios

Ford prevê crescimento acima da indústria no Brasil em 2023

O setor deve comercializar cerca de 2,2 milhões de veículos no próximo ano, o que representaria um crescimento em torno de 5% em relação a 2022

 (Ford/Divulgação)

(Ford/Divulgação)

B

Bloomberg

Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 09h54.

A Ford prevê que suas vendas no mercado brasileiro vão “crescer de forma sólida”, acima do crescimento esperado para a indústria automotiva local em 2023. O setor deve comercializar cerca de 2,2 milhões de veículos no próximo ano, o que representaria um crescimento em torno de 5% em relação a 2022, segundo Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

Crescimento esperado para o setor no próximo ano se deve, segundo Justo, a um “modesto” crescimento do PIB, à redução de taxas de juros e a uma maior disponibilidade de semicondutores, que foi melhorando ao longo de 2022. “Ainda teremos algo de supply-chain afetando a produtividade no ano que vem”, disse ele em conversa com jornalistas em São Paulo.

Assine a EMPREENDA, a nova newsletter semanal da EXAME para quem faz acontecer nas empresas brasileiras!

Marca pretende fazer 10 lançamentos no mercado brasileiro em 2023, entre eles a versão híbrida da picape Maverick, a F-150, Mach-e, além de mais veículos comerciais, segundo o executivo.

Justo também comemora cinco trimestres seguidos de resultados positivos (EBIT) da operação na América do Sul, quebrando uma longa sequência de perdas. “Eu acho que desde 2013 a Ford não tinha essa solidez na América do Sul”, diz ele. “Estamos muito satisfeitos com tudo o que fizemos em 2022”.

Sobre a expectativa pelo novo governo que toma posse em 1 de janeiro, Justo define a previsibilidade como relevante. “A gente ter uma economia estável é fundamental para atrair novos investimentos, e isso vem através de uma disciplina fiscal, de um controle inflacionário e de uma estabilidade de câmbio e, com isso, possibilitando reduções de juro, outro fator que impacta a indústria”.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Fordplanos-de-negociosVeículos

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas