Negócios

Ford pretende fechar duas fábricas no Reino Unido em 2013

O fechamento implicará a supressão de 1.400 postos de trabalho


	Logo da Ford: a perda de vagas é um reflexo da crise econômica na indústria automobilística europeia
 (Karen Bleier/AFP)

Logo da Ford: a perda de vagas é um reflexo da crise econômica na indústria automobilística europeia (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 10h48.

Londres - A montadora americana Ford anunciou nesta quinta-feira sua intenção de fechar em 2013 duas fábricas de produção no Reino Unido, o que implicará a supressão de 1.400 postos de trabalho.

A Ford prevê o fechamento da fábrica de Souhtampton, sul da Inglaterra, e de Dagenham, leste de Londres, indicou sua direção europeia, com sede em Colônia, Alemanha.

A notícia já havia sido antecipada por um porta-vz do sindicato GMB depois de uma reunião entre os dirigentes da Ford e os sindicatos do Reino Unido.

"É uma notícia devastadora para o pessoal", afirmou um dirigente do GMB, Justin Bowden.

Na véspera, a Ford anunciou sua decisão de fechar em 2014 sua fábrica belga de Genk, que emprega 4.300 pessoas, e transferi-la para a cidade espanhola de Almussafes, em Valência, indicaram nesta quarta-feira dirigentes sindicais.

O fechamento da fábrica de Genk é um duro golpe para a indústria automobilística na Bélgica e uma catástrofe do ponto de vista social. Poucos dias antes, a francesa Renault decidiu o fechamento de sua fábrica na cidade flamenca de Vilvorde e a alemã Opel em Anvers (norte da Bélgica).

Essas supressões são um triste reflexo de que a crise econômica abalou especialmente a indústria automobilística europeia devido à estratégia dos fabricantes que buscam reduzir a capacidade instalada para adaptar-se à demanda.

Nos últimos dois anos, foram perdidas 87 instalações industriais na Europa, segundo o último censo da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (Acea).

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEmpresasEmpresas americanasEuropaFordIndústriaIndústrias em geralMontadorasPaíses ricosReino Unido

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem