Negócios

Ford ameaça processar Ram nos EUA

Ford afirma que sua picape grande F-450 consegue rebocar até 14,1 toneladas, frente a 13,6 toneladas da Ram 3500, mas esta garante que seu modelo é campeão

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2014 às 22h13.

São Paulo - As marcas Ford e Ram estão literalmente protagonizando uma briga de pesos-pesados nos tribunais. Tudo por causa de publicidade.

Enquanto a Ford afirma que sua picape grande F-450 consegue rebocar até 14,1 toneladas (frente a 13,6 toneladas da Ram 3500), a Ram também alega que seu modelo é a campeã em capacidade de carga rebocada.

Esta medida pode fazer com que a Ford entre na justiça caso sua rival não retire esta informação da campanha publicitária.

Entretanto, a situação não é tão simples assim. Primeiramente, as duas fabricantes usam normas distintas para chegarem a seus números – a Ram segue uma norma chamada SAE J2807, ao passo que a Ford utiliza um sistema próprio.

Isso deve mudar com a chegada da nova geração da F-Series, já que a empresa de Michigan também seguirá os padrões da SAE.

O segundo (e possivelmente principal) problema é que F-450 e Ram 3500 sequer pertencem à mesma categoria. As normas do Departamento de Transportes dos Estados Unidos estabelecem que qualquer veículo com peso bruto superior a 6,3 toneladas deve ser enquadrado na Classe 4 – a F-450 é classificada pela Ford na Classe 3.

A marca alega que o peso da picape está no limite desta classe, embora, segundo informações da agência Automotive News, a Ford tenha retirado o estepe, macaco e até o console central para não ultrapassar o limite de peso.

Até o momento nenhuma das empresas manifestou intenção de recuar. “A F-450 2015 é uma picape de Classe 3 com tração traseira dupla”, disse a marca em comunicado oficial enviado ao site Autoblog.

Já a Ram afirmou que “ao contrário de nossos concorrentes, a Ram 3500 detém o título (de picape com maior capacidade de reboque) e obedece o limite de peso estabelecido pela norma SAE J2807. Pelo visto esta briga ainda terá novos rounds.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasFordestrategias-de-marketingPicapes

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi