Negócios

Ford abre programa de demissão voluntária em fábrica na BA

A Ford abriu um programa de demissão voluntária em sua fábrica de veículos instalada em Camaçari, na Bahia


	Montagem de motores na fábrica da Ford em Camaçari, Bahia: PDV será aberto entre 4 e 15 de janeiro e a montadora não informou a meta de cortes pretendida com o programa
 (Divulgação/Ford)

Montagem de motores na fábrica da Ford em Camaçari, Bahia: PDV será aberto entre 4 e 15 de janeiro e a montadora não informou a meta de cortes pretendida com o programa (Divulgação/Ford)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 18h00.

São Paulo - A Ford abriu nesta segunda-feira um programa de demissão voluntária (PDV) em sua fábrica de veículos instalada em Camaçari, na Bahia, em meio a um número de 2.000 funcionários excedentes identificados na unidade pela montadora norte-americana.

A quarta maior montadora de veículos instalada no Brasil em vendas, já havia divulgado no final de novembro intenção de fechar o turno da noite na unidade inaugurada em outubro de 2001 a partir de março do próximo ano.

O PDV será aberto entre 4 e 15 de janeiro e a montadora não informou a meta de cortes pretendida com o programa.

"A Ford informa que, devido à necessidade de ajustar a produção à demanda de mercado, abrirá um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os empregados produtivos da fábrica de Camaçari (Bahia)", afirmou a companhia em comunicado à imprensa. "Esta medida tem como objetivo adequar o excedente da força de trabalho decorrente do encerramento do turno da noite desta unidade a partir de março de 2016".

A fábrica da companhia em Camaçari produz o utilitário compacto EcoSport. Segundo dados da associação de distribuidores de veículos Fenabrave, o modelo acumula queda de 36 por cento nas vendas de janeiro a novembro deste ano sobre o mesmo período de 2014, para 31.428 unidades, em meio ao declínio do mercado brasileiro e a concorrência com modelos mais novos como o Renegade, do grupo Fiat Chrysler .

A unidade produz também o compacto Ka nas versões hatch e sedã, cujas vendas acumuladas somam 115.717 unidades até final de novembro deste ano, salto ante cerca de 34 mil registradas um ano antes, segundo os dados da Fenabrave.

Atualmente a fábrica da Ford emprega cerca de 9 mil funcionários entre os contratados pela montadora e por sistemistas. A Ford não informou o número de funcionários que possui na unidade.

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari não estavam disponíveis para comentar o assunto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasgestao-de-negociosMontadorasFordDemissõesDesempregoBahia

Mais de Negócios

Com 5 Super Bowls, esse é o time com maior valor de mercado da NFL

Como uma empresa da Serra Gaúcha desenvolve produtos hospitalares de olho na segurança nacional

Quais são as maiores empresas de alimentação do Brasil? Veja quanto eles faturam

Qual era a fortuna de Giorgio Armani? Bilionário morreu nesta quinta-feira, 4