Negócios

Fitch rebaixa nota da Volkswagen para BBB+

A agência considera que uma fraude desta magnitude que não foi detectada nem corrigida pela direção durante muito tempo, não é consistente com uma nota A


	Volkswagen: além disso, o rebaixamento reflete os efeitos financeiros diretos e indiretos desta crise
 (Reuters / Dado Ruvic)

Volkswagen: além disso, o rebaixamento reflete os efeitos financeiros diretos e indiretos desta crise (Reuters / Dado Ruvic)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2015 às 13h46.

Frankfurt - A agência de classificação de riscos Fitch rebaixou nesta segunda-feira a nota da dívida a longo prazo da Volkswagen de A para BBB+ com perspectiva negativa, seguindo a decisão de outra agência, a Moody's.

"A diminuição reflete a governança empresarial, gestão e assuntos de controle interno ressaltados pela crise de testes de emissões poluentes de até 11 milhões de veículos a diesel", informou a Fitch.

A agência considera que uma fraude desta magnitude que não foi detectada nem corrigida pela direção durante muito tempo, não é consistente com uma nota A.

O fato de a montadora ter admitido recentemente que também manipulou as emissões de dióxido de carbono em 800 mil veículos reforça a opinião da Fitch de que houve erros no controle interno do grupo.

Além disso, o rebaixamento reflete os efeitos financeiros diretos e indiretos desta crise, que incluem custos de recalls, multas e processos em todo o mundo, assim como perda de vendas e receitas.

A Moody's reduziu na semana passada sua nota da Volkswagen para A3 com perspectiva negativa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMontadorasVolkswagenFitchAgências de ratingEmpresas alemãsInvestimentos de empresas

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner