Negócios

Fim da disputa entre Unilever e Ben & Jerry's sobre vendas em assentamentos israelenses

"A disputa com o conselho de administração independente da Ben & Jerry's foi resolvido", disse em comunicado divulgado na tarde de quinta-feira, 15, sem mais detalhes

Fundada em 1978, a marca de sorvetes é conhecida por seu ativismo (Ben & Jerry's/Divulgação)

Fundada em 1978, a marca de sorvetes é conhecida por seu ativismo (Ben & Jerry's/Divulgação)

A

AFP

Publicado em 16 de dezembro de 2022 às 15h28.

Gigante no setor agroalimentar e em produtos higiênicos, a Unilever anunciou que resolveu a disputa com sua afiliada Ben & Jerry's sobre a venda de sorvetes nos assentamentos israelenses nos Territórios Palestinos.

"A disputa com o conselho de administração independente da Ben & Jerry's foi resolvido", disse em comunicado divulgado na tarde de quinta-feira, 15, sem mais detalhes.

Contatada pela AFP para mais informações, uma porta-voz da Unilever especificou nesta sexta-feira, 16, que "as modalidades do acordo são confidenciais".

Em julho de 2021, o grupo americano de sorvetes anunciou que a venda dos produtos nas colônias israelenses da Cisjordânia e Jerusalém Oriental não eram "compatíveis" com seus "valores".

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

A decisão foi comemorada pelos palestinos e considerada uma vitória da campanha internacional de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) ao Estado israelense.

Apesar disso, o titular da licença da marca no país, Avi Zinger, continuou com a produção do sorvete na fábrica de Tel Aviv. Em direção contrária ao projeto da empresa, continuou com a distribuição nas colônias de Israel, onde vivem 700 mil pessoas na Cisjordânia ocupada e Jerusalém Oriental.

A Ben & Jerry's tomou a atitude incomum de processar sua controladora, Unilever, para bloquear a cessão de interesses comerciais. No entanto, um juiz de Nova York rejeitou o processo no ano passado.

Contatada pela AFP nesta sexta-feira, a marca de sorvetes não respondeu imediatamente.

A Ben & Jerry's, fundada em 1978, é uma empresa que afirma o seu compromisso a favor da proteção ecológica, dos direitos humanos e de denúncia por desigualdade.

Em 2000, ano que foi comprada pela Unilever, reservou expressamente o direito de preservar sua "integridade" com um conselho de administração independente.

Acompanhe tudo sobre:UnileverBen & Jerry’s

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente