Negócios

Fiéis de Buffett mantêm apoio mesmo com crescimento menor

Investir em empresas com negócios confiáveis ​​e uma boa gestão tem ajudado a Berkshire a trucidar os principais concorrentes


	Investidores reconheceram que os dias de crescimento rápido da empresa provavelmente ficaram para trás
 (REUTERS/Rick Wilking)

Investidores reconheceram que os dias de crescimento rápido da empresa provavelmente ficaram para trás (REUTERS/Rick Wilking)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2013 às 16h23.

OMAHA - O apostador na queda do valor das ações Douglas Kass, o pessimista do mercado escolhido a dedo por Warren Buffett, levantou uma preocupação nas mentes de muitos acionistas no evento conhecido como a "Woodstock dos Capitalistas", neste fim de semana: a Berkshire Hathaway tornou-se tão grande que vai ter dificuldades em crescer?

Muitos investidores em varejo, que se reuniram em Omaha, Nebraska, para reunião anual da Berkshire, no sábado, reconheceram que os dias de crescimento rápido da empresa provavelmente ficaram para trás. Mas disseram que a Berkshire ainda é uma boa aposta a longo prazo, conforme mantêm a fé em Buffett e no longo histórico de quatro décadas de retornos astronômicos da companhia, com tentáculos em vários setores da economia dos EUA.

"Sim, é uma preocupação, mas eu tenho que ter minhas expectativas alinhadas", disse Julie Fehrnstrom, de Orinda, Califórnia, que participava de sua quinta reunião. "Eles não são movidos por tomada de decisões de curto prazo e têm uma gestão muito inteligente. Você realmente não encontra isso sempre." A paciência tem funcionado bem para os acionistas da Berkshire. Investir em empresas com negócios confiáveis ​​e uma boa gestão tem ajudado a Berkshire a trucidar os principais concorrentes, desde que Buffett assumiu o controle em 1965.

A Berkshire é agora uma das maiores empresas norte-americanas em valor de mercado, com mais de 288.000 funcionários em dezenas de empresas, cobrindo tudo, desde sorvete a cuecas, de seguros a ferrovias.

Mas seu enorme tamanho - atualmente em torno de 268 bilhões de dólares em valor de mercado - tornou mais difícil o crescimento rápido da Berkshire, como ela já fez um dia. Enquanto a companhia funciona bem em mercados em baixa, pode ficar aquém em mercados em alta.

"Pessoas que comprarem ações agora, e segurarem as ações por 20 anos, vão ganhar dinheiro", disse Buffett à Reuters Insider em uma entrevista na noite de sábado. "Aqueles que segurarem por 20 dias, eu não sei o que vai acontecer." (Reportagem de Jennifer Ablan e Jonathan Stempel, em Omaha; Reportagem adicional de Rhonda Schaffler)

Acompanhe tudo sobre:AcionistasBerkshire HathawayEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasgrandes-investidoresPersonalidadeswarren-buffett

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades