Negócios

Fibria compra 18% de startup finlandesa por 5 mi de euros

A empresa finlandesa tem foco no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para produção de matérias-primas para indústria têxtil

Fibria (Rich Press/Bloomberg)

Fibria (Rich Press/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 6 de julho de 2017 às 18h10.

Última atualização em 6 de julho de 2017 às 19h02.

São Paulo - A Fibria anunciou nesta quinta-feira a aquisição de uma participação de 18 por cento da startup finlandesa Spinnova por 5 milhões de euros, visando o desenvolvimento de produtos nos próximos anos.

A empresa finlandesa tem foco no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para produção de matérias-primas para indústria têxtil, utilizando fibras de madeira para produzir fios e filamentos que podem substituir algodão, viscose e outros insumos na aplicação em tecidos e não tecidos.

Em comunicado ao mercado, a companhia brasileira informou que as empresas trabalharão em conjunto no "desenvolvimento de uma linha de produção piloto para confirmação da viabilidade das tecnologias desenvolvidas pela Spinnova e produção em escala pré-comercial".

Com a aquisição da participação, a Fibria passa a ter direito a um representante no conselho da Spinnova, informou a companhia brasileira.

A Fibria também afirmou que "não prevê, no curto ou médio prazo, a necessidade de qualquer dispêndio de caixa relevante para cumprir os termos dos contratos" com a Spinnova.

"Essa parceria reforça o posicionamento da Fibria para o desenvolvimento de novos produtos com alto valor agregado, que vão além do conceito de commodity e complementam nossa liderança global na produção de celulose de eucalipto", disse o presidente da Fibria, Marcelo Castelli, em nota.

Acompanhe tudo sobre:FibriaFusões e AquisiçõesStartups

Mais de Negócios

Grupo de restaurantes de Manaus fatura R$ 63 milhões e mira na força do Norte para crescer

Superlógica Next 2024: parceria com OpenAI traça o futuro do mercado condominial e imobiliário

A Black Friday 2024 vai bombar? E-commerce fatura R$ 1,3 bilhão em quarta-feira recorde

Com novas soluções para maior produtividade de hortaliças e frutas, BASF comemora resultados de 2024