Marcelo Castelli é o atual diretor Florestal, Papel, Estratégia e Suprimentos e assumirá a presidência em julho (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 3 de março de 2011 às 12h19.
São Paulo – A partir do dia 1º de julho, a fabricante de papel Fibria terá o atual diretor Florestal, Papel, Estratégia e Suprimentos, Marcelo Castelli, como novo presidente-executivo. Castelli ficará no lugar de Carlos Aguiar, que deixará o cargo para assumir uma posição no conselho administrativo da empresa, em 2012. Aguiar está na presidência da companhia desde sua fundação, em setembro de 2009.
O processo de sucessão anunciado hoje (3/3) foi feito de acordo com os planos estratégicos da companhia, com os acionistas e com as expectativas do atual presidente. Seu substituto, Marcelo Castelli, tem mais de 25 anos de experiência no setor de celulose e papel, é formado em engenharia mecânica, com especialização em celulose e gestão de negócios e já trabalhou em grandes empresas do segmento, como a Aracruz e VCP.
Em nota à imprensa, o atual presidente Carlos Aguiar declarou que está deixando o cargo com satisfação e “convicção de dever cumprido”. Ao mudar para o conselho de administração, ele afirma que espera continuar contribuindo com sua experiência de mais de 40 anos na indústria de celulose.
No ano passado, a Fibria teve lucro líquido de 603 milhões de reais, desempenho abaixo do registrado em 2009, que foi de 2,6 bilhões de reais, quando os números foram ajustados e elaborados de acordo com as normas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Já a receita líquida da companhia em 2010 cresceu 18% em relação ao ano anterior, passando de 6 bilhões de reais para 7,1 bilhões de reais. O ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) da Fibria em 2010 ficou em 2,7 bilhões de reais, resultado 62% maior ao de 2009.