Negócios

Fiat vai contratar 1 mil novos trabalhadores em Betim-MG

Belo Horizonte - A Fiat Automóveis anunciou hoje que a unidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, contratará 1 mil novos empregados até o fim de maio. Com as novas contratações, a montadora estima um aumento de 6,5% da produção neste ano, o que representa 190 carros a mais por dia. Um acordo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Belo Horizonte - A Fiat Automóveis anunciou hoje que a unidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, contratará 1 mil novos empregados até o fim de maio. Com as novas contratações, a montadora estima um aumento de 6,5% da produção neste ano, o que representa 190 carros a mais por dia. Um acordo foi firmado pela manhã com o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, durante encontro na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A expectativa é por um ano aquecido. Em um comunicado divulgado pela empresa, o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, ressaltou que a projeção de vendas internas na indústria automobilística no primeiro trimestre de 2010 é de cerca de 730 mil unidades, o que representa uma alta de 13,6% sobre o mesmo período de 2009. "Mesmo não repetindo estes mesmos números, o segundo trimestre será bom e os seis meses finais do ano muito bons", confia.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Marcelino da Rocha, considerou positivo a anúncio, mas observou que desde março do ano passado a entidade está alertando para o excesso de horas extras na montadora. Segundo Rocha, a Fiat possui hoje 15 mil empregados diretos na planta de Betim, que opera em três turnos, sendo o último parcialmente. "Os trabalhadores têm cumprido um mínimo de 52 horas semanais", disse.

Rocha ressaltou também que as contratações irão compensar a redução do quadro de funcionários após o agravamento da crise financeira internacional, entre outubro de 2008 e março de 2009, o que classificou como "demissões preventivas". De acordo com a Fiat, o número de admissões é o maior realizado no Brasil neste ano por uma empresa do setor automobilístico.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaContrataçõesEmpresasEmpresas italianasFiatgestao-de-negociosIndústriaIndústrias em geralMontadoras

Mais de Negócios

Empresas criam rede colaborativa para impulsionar negócios no setor de comunicação

Ninho inaugura primeira loja física do mundo em aeroporto de SP

Dentro da Mastercard: por que o Brasil é peça-chave na revolução dos dados?

Esta startup está usando IA com a promessa de 'executar tarefas melhor do que os médicos'