Negócios

Fiat terá financiamento público no Brasil, diz matriz

Sergio Marchionne, presidente-executivo da montadora, diz que contará com ajuda do governo brasileiro para instalar nova fábrica em Pernambuco


	Logo da Fiat: a decisão da empresa de atrasar os investimentos em novos modelos mais populares na Itália tem causado uma série de críticas em casa
 (Daniel Roland/AFP)

Logo da Fiat: a decisão da empresa de atrasar os investimentos em novos modelos mais populares na Itália tem causado uma série de críticas em casa (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 22h01.

Milão - A montadora italiana Fiat vai gastar 2,3 bilhões euros em uma nova fábrica no Brasil e receberá financiamento público e benefícios fiscais, algo que não é permitido na Europa, afirmou o presidente-executivo, Sergio Marchionne, em um comunicado nesta sexta-feira.

"A última vez que este tipo de transação aconteceu (de financiamento público) envolvendo a Fiat, na Itália, foi no começo da década de 1990, em Melfi", afirmou a nota, ressaltando que tal financiamento não é permitido sob as regras da União Europeia.

O presidente da empresa tem sofrido pressão para fornecer detalhes sobre a estratégia da motandora italiana, à medida que a recessão econômica eleva preocupações sobre perdas de empregos no maior empregador privado do país.

A decisão da Fiat de atrasar os investimentos em novos modelos mais populares na Itália tem causado uma série de críticas em casa. A fraca economia italiana tem causado temores de que a falta de investimento da montadora pode ser um sinal de mudança de seu foco para mercados crescentes, como Brasil e Estados Unidos, onde controla a Chrysler.

A Fiat atrasou o lançamento de seu novo modelo Punto, feito na Itália, até 2015, por exemplo.

A construção da fábrica no Brasil, a segunda da Fiat, começou nesta semana. A Fiat receberá financiamento de até 85 por cento do investimento total, disse a empresa nesta sexta-feira, e também terá benefícios fiscais por cinco anos após começar a produção de carros nessa unidade.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasFiatEmpresas italianasIndústria

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam