Negócios

Fiat registra alta no lucro, mas suspende dividendos

A montadora italiana divulgou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 388 milhões de euros no quarto trimestre de 2012


	As vendas da Fiat na Itália estão no pior nível em 33 anos e a empresa planeja usar suas fábricas no país para exportar veículos de suas marcas premium para os EUA e outros mercados
 (Kevork Djansezian/Getty Images)

As vendas da Fiat na Itália estão no pior nível em 33 anos e a empresa planeja usar suas fábricas no país para exportar veículos de suas marcas premium para os EUA e outros mercados (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Roma - A montadora italiana Fiat divulgou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 388 milhões de euros no quarto trimestre de 2012. O lucro após as participações minoritárias ficou em 102 milhões de euros, uma alta de aproximadamente 137% na comparação com o mesmo período de 2011, quando somou 43 milhões de euros.

Já o lucro comercial, que é o lucro operacional menos itens extraordinários, saltou 30%, para 987 milhões de euros. A receita no quarto trimestre cresceu para 21,78 bilhões de euros. Analistas esperavam que o lucro após minoritários ficasse em 141,75 milhões de euros e o lucro comercial fosse de 1,04 bilhão de euros. Por volta das 12h55 (horário de Brasília) as ações da Fiat caíam 0,98% na Bolsa de Milão.

Segundo a Fiat, as fortes vendas no Brasil e nos Estados Unidos, onda a italiana é a controladora da Chrysler, ofuscaram o fraco desempenho da Europa.

"As condições na área do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), na América Latina e na Ásia-Pacífico continuam a dar suporte para as projeções de 2013 e, embora os mercados europeus continuem a apresentar níveis significativos de incertezas, o grupo confirma suas previsões para 2013", disse a empresa em comunicado.

As vendas da Fiat na Itália estão no pior nível em 33 anos e a empresa planeja usar suas fábricas no país para exportar veículos de suas marcas premium para os EUA e outros mercados.

A montadora também afirmou que seu conselho administrativo aprovou a suspensão do pagamento de dividendos, em função do desejo de manter um alto nível de liquidez. O grupo também citou certas restrições na capacidade da Chrysler de pagar dividendos. A empresa, na qual a Fiat tem uma fatia de 58,5%, divulgou seus resultados mais cedo. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BalançosEmpresasEmpresas italianasFiatLucroMontadoras

Mais de Negócios

Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico