Fábrica de Betim: Fiat investe em nova unidade para desafogar produção (Germano Lüders/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 14 de dezembro de 2010 às 13h05.
São Paulo - A Fiat vai investir 3 bilhões de reais na construção de sua nova fábrica, que será instalada no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. O projeto foi antecipado por EXAME na última quinta-feira. O anúncio do projeto será feito nesta terça-feira (14/12) e contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do estado, Eduardo Campos, e do presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Belini.
A planta terá capacidade para produzir até 200.000 veículos por ano – a mesma da fábrica que a Fiat mantém em Córdoba, na Argentina. O investimento também envolve a implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento. A fábrica deve gerar 3.500 empregos diretos. Ainda não está claro que modelos serão produzidos em Pernambuco. Há rumores de que a fábrica poderá lançar um “modelo regional”, adaptado ao gosto dos consumidores nordestinos.
Os investimentos em Pernambuco estão dentro do programa de investimentos da Fiat, que pretende desembolsar 10 bilhões de reais no Brasil até 2014. Do total, 7 bilhões irão para a expansão da fábrica de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A única fábrica da montadora no país opera no limite de sua capacidade, hoje em 800.000 unidades por ano. Os planos são de expandi-la para 950.000 unidades.
Para conquistar a nova fábrica, o governo pernambucano ofereceu uma série de incentivos fiscais que é visto, pelos especialistas, como uma espécie de retomada do regime especial automotivo que vigorou no país até alguns anos atrás.