Negócios

Fiat aumenta participação na Chrysler até 25%

Acordo entre as empresas prevê uma eventual alta na participação para até 35%

Chrysler 300: empresa começará a produção comercial do motor "FIRE" (Scott Olson/Getty Images)

Chrysler 300: empresa começará a produção comercial do motor "FIRE" (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 13h49.

Roma - A Fiat aumentou sua participação no conjunto de acionistas do grupo automobilístico americano Chrysler, de 20% para 25%, informou nesta segunda-feira a companhia italiana em comunicado.

Este aumento de presença da Fiat na Chrysler ocorre depois de alcançar o primeiro dos objetivos assumidos no acordo de aliança estratégica mundial que as empresas fecharam em junho de 2009 e que prevê um eventual aumento da participação até 35%.

"A Chrysler Group emitiu uma carta de compromisso irrevogável ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos com a qual declara que recebeu as autorizações regulamentares necessárias e que começará a produção comercial do motor FIRE em sua fábrica de Dundee", em Michigan (EUA), diz a nota.

"Por conseguinte, a parcela de participação da Fiat aumentou automaticamente como estava previsto no acordo operacional", prossegue o texto.

O acordo entre os grupos contempla a possibilidade de que a Fiat chegue progressivamente aos 35% das ações da Chrysler e que, dessa forma, o grupo americano se recupere da quebra declarada em abril de 2009.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEmpresasEmpresas italianasEuropaFiatIndústriaIndústrias em geralItáliaMontadorasPaíses ricosPiigs

Mais de Negócios

Empresas criam rede colaborativa para impulsionar negócios no setor de comunicação

Ninho inaugura primeira loja física do mundo em aeroporto de SP

Dentro da Mastercard: por que o Brasil é peça-chave na revolução dos dados?

Esta startup está usando IA com a promessa de 'executar tarefas melhor do que os médicos'