Negócios

Fatia da TAM em voos domésticos cai 5,7 pontos no semestre

Companhia foi a mais afetada pelo avanço das pequenas aéreas

Aeronave da TAM: pequenas aéreas cresceram mais que a líder de mercado (.)

Aeronave da TAM: pequenas aéreas cresceram mais que a líder de mercado (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

São Paulo - Entre as líderes do mercado brasileiro de aviação, a TAM foi a mais afetada pelo avanço das pequenas companhias áreas. No acumulado do primeiro semestre, a empresa respondeu por 42,20% do total de passageiros transportados em voos domésticos. A taxa é 5,7 pontos percentuais menor que os 47,90% que a TAM detinha no primeiro semestre de 2009. Ao mesmo tempo, a Gol, sua maior rival, manteve uma participação praticamente estável no período: 40,69% até junho, ante 40,66% no ano passado.

Isso não significa que outros indicadores da TAM pioraram. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o volume de passageiros transportados pela empresa, nas rotas domésticas, passou de 12,034 milhões, entre janeiro e junho de 2009, para 13,524 milhões neste semestre. Já a taxa de ocupação subiu de 62,99% para 65,33%.

O que encolheu a participação de mercado da companhia de 47,90% para 42,20%, nestas comparações, foi o avanço mais agressivo das pequenas empresas aéreas - sobretudo Webjet, Azul e Trip. Como a participação da Gol manteve-se estável, os dados da Anac mostram que a expansão das pequenas tirou mercado principalmente da TAM.

O número total de passageiros transportados em rotas domésticas, no primeiro semestre, foi de 32,052 milhões - um aumento de 27,58% sobre o mesmo período do ano passado. Mas, enquanto a TAM cresceu abaixo da média, com 12,39%, suas rivais foram mais agressivas. A Webjet, terceira maior aérea do país, aumentou em 99,11% o volume de passageiros. Na Azul, a quarta do ranking, o salto foi de 147%. Já a Trip, sexta colocada, avançou 113%. Neste pelotão, a exceção foi a Avianca, quinta maior, que também ficou abaixo da média do mercado, com expansão de 15%.

Mesmo a Gol andou em um ritmo mais rápido que o da TAM. Para manter praticamente a mesma fatia de mercado doméstico, a empresa elevou em 27,67% o volume de passageiros transportados, passando de 10,215 milhões para 13,042 milhões de um semestre para outro.

Leia também:

TAM perde decolagem do setor e cai na bolsa

Companhias aéreas crescem 27,6% no 1º semestre

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosAviaçãocompanhias-aereasTAMGol Linhas Aéreas

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner