Medicamentos: empresa combinada pode faturar mais de 20 bilhões de dólares ao ano em 2020 (Miguel Medina/AFP)
Luísa Melo
Publicado em 11 de janeiro de 2016 às 11h06.
São Paulo - A farmacêutica irlandesa Shire concordou em pagar cerca de 32 bilhões de dólares pela norte-americana Baxalta, que fabrica medicamentos contra o câncer.
Pelo acordo, por cada papel, os acionistas da Baxalta receberão 18 dólares em dinheiro e mais 0,1482 de ações ADS (American depositary shares) da Shire.
Levando em conta o preço das ADS da Shire na última sexta-feira (8), o valor pago por cada ação da Baxalta chega a 45,57 dólares – um prêmio de aproximadamente 37,5% frente ao que cada papel valia em 3 de agosto, dia anterior à primeira oferta pública feita pela Shire.
Ao fim da transação, que deve ser concluída ainda em meados de 2016, os investidores da Baxalta terão uma participação de cerca de 34% na empresa combinada.
A nova companhia pode alcançar um faturamento anual de mais de 20 bilhões de dólares em 2020, segundo estimativas da Shire.
Seu negócio principal seria a plataforma de doenças raras, que deve ser responsável por 65% das receitas anuais.
"Essa combinação nos permite efetuar nossa visão de construir uma empresa líder em biotecnologia focada em doenças raras", disse Flemming Ornskov, presidente da Shire, em nota.